quarta-feira, 13 de abril de 2011

Maus Testemunhos

A linha tênue entre o testemunho e o escândalo



ARTIGO ESCRITO POR Evelyn Mayer de Almeida

Dia desses eu recebi um email sobre uma cantora que está fazendo sucesso nas paradas chamada Patrícia Romania. Uma moça muito bonita, com uma voz potente e um enorme talento. A música que ouvi foi "Anjo Guardião" (abaixo).





Lembrei-me que meses atrás, ao ir à casa de uma amiga, ela já havia posto esta canção para eu ouvir. Como não ando "por dentro" das novidades dos grupos da RCC, eu não conhecia a banda, e consequentemente, a música. Gostei, curti. Ficou por aí até receber o email.

Esse email mostrava dois focos completamente diferentes da tal cantora. Primeiro ela cantava num vídeo a música religiosa. No outro, era uma música secular. Até aí, tudo bem. Dependendo da música que se canta, não vejo problema algum. Não podemos bancar os "moralistas-sem-causa" e darmos vazão ao puritanismo. Eu, Evelyn, não vejo problema em cantar uma música secular e uma música religiosa, DESDE QUE o cantor seja a mesma pessoa em uma e em música, e desde que se apresente da mesma maneira, dando testemunho daquilo que crê.

Não foi o que me pareceu. No segundo vídeo (logo abaixo) aparecem fotos da cantora com roupas um tanto indecentes. Roupas que não nos permite ver a mesma pessoa em um ou em outro lugar. Também não consegui ver no vídeo de quando era essas fotos. Pode ser que tenham sido feitas ANTES da gravação da tal música religiosa. Preferi não me preciptar no julgamento.




Mas, como eu não a conhecia, resolvi pesquisar sobre. Encontrei no blog do Douglasesta justificativa sobre a cantora:

História: Patricia Romania.


A cantora amériliense Patricia romania,vem com tudo para 2010.

Nascida na região de Araraquara,patricia soltou a voz muito pequena acopanhado do seu pai o musico Caetano Romania.
Gravou o seu 1°cd aos 09 anos de idade,e o 2° aos 11.
Patricia mistura diversos ritimo entre pop,axé e sertanejo,Faz show em palcos de todos Brasil entre eles no rodeo de Barretos nesse ano.
Participou do dvd do raça negra está de malas prontas para os EUA para gravar o seu novo cd.
Romania também Paticipa de uma banda religiosa chamada canal da graça onde estão com um belo sucesso Anjo gurdião.
Muitas musicas de romania tocas nas radias da cidade entre elas o cravo e a rosa,eu te juro e anjo guardião.


Bom, resolvi entrar no site: http://www.patriciaromania.com.br/

As descrições são de uma moça jovem que quer se dedicar à sua paixão: a música. Uma moça bonita, com talento e que quer viver seu sonho. Nada anormal. Só que, ao perambular pelo site, logo você encontra fotos de seus shows no carnaval, como estas:



Ao entrar no site Vagalume (site de letras e músicas de artistas) nota-se que a música mais popular - ou seja, acessada pelos fãs da cantora no site - é a famosa canção Piriguete.

O que eu tenho a ver com a vida da Patrícia Romania? Nada. Absolutamente nada. Mas se ela está na mídia, infelizmente ela me dá liberdade de ver, de ler o que passa e de falar do que li. A única coisa que veio à minha mente ao ver tudo isso foi esta passagem:



Mas, se alguém de vós fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos. Eles são inevitáveis, mas aí do homem que os causa. (Mt 18, 6-7)



A linha entre o testemunho e o escândalo é muito tênue. Às vezes não fazemos as coisas por mau, mas o mau acontece, porque, como mesmo disse Jesus, ele é inevitável. Apenas Deus conhece o coração de Patrícia; porém, a pergunta que me faço é: não seria melhor que a cantora dedicasse ao seu trabalho secular e lá dar seu testemunho de cristã ao servir de pedra de tropeço, de escândalo dentro da Igreja? Sim, porque é impróprio a uma mulher do Senhor vestir-se da maneira como as fotos representam. Cabe à mulher cristã testemunhar o Cristo pelo que veste. Que leitura farão de nós de sairmos com as pernas de fora, com decotes enormes e cantando Piriguete? O que verão em mim quando notarem que me visto inapropriadamente?

A cada dia que se passa o funil vai ficando cada vez mais fino. Só passará por ele quem tiver dado testemuho de Cristo. Precisamos, mais do que nunca, levar a sério esta passagem de Mateus. O Senhor nos cobrará por qualquer pequenino que perdermos. São palavras sérias.

Acredito que o Senhor também queira evangelizadores no meio secular, e sempre ficamos sabendo de um ator/atriz e/ou cantor(a) que está, assiduamente, dedicando-se ao Evagelho, testemunhando a Cristo sem com isso deixar de realizar um trabalho que sempre sonhou. Porém, o que devemos ter em mente é que, se queremos cantar para Deus e cantar secularmente; se queremos fazer sucesso com músicas religiosas e com músicas seculares, estamos entrando em um terreno minado. Não dá pra servir a dois senhores. Não dá para brincarmos de evangelizar. Há almas que se apoiam em nós e delas prestaremos contas. Servimos de exemplos para muitos. Que exemplos temos sido?

Que todos nós, a começar por mim, possamos meditar se estamos testemunhando ou escandalizando a Igreja do Senhor com nossas atitudes, com nossas palavras e com nosso sonhos.

3 comentários:

  1. Olha.. eu também reparei essa trajetória um tanto confusa da vida da cantora.. fiquei um pouco triste até.. pq a voz dela é linda, ela é uma moça linda, enfim, a voz dela servindo ao Senhor é maravilhosa.. Mas, espero que ela se realize no servir e não no sucesso com a música secular, porque, ele passa!

    ResponderExcluir
  2. ainda nao consegui entender se ela e convertida,deve decidir que caminhgo seguir

    ResponderExcluir
  3. Amados irmãos, a vida nem sempre é do jeito que imaginamos, tudo que está ao nosso redor é convidativo. Temos que olhar a vivencia da pessoa, e tudo aquilo que ela prega. Bela voz ela tem, mas eu sentia que faltava algo nessa cantora. Senti que ela não tinha encontrado ainda o próprio Jesus, e assim amá-Lo e por isso querer servir-Lo. Será que em sua casa ela tinha como encontrar Jesus? E em seu grupo de Oração, será que ela pôde encontrá-Lo? Jesus se torna presente na vida das pessoas através de nós, que O conhecemos, amamos e servimos. Eu creio que ela irá tomar a decisão certa um dia, e servir decididamente a Deus.

    ResponderExcluir