quarta-feira, 27 de abril de 2011

* Conversão de anglicanos à Igreja Católica se intensifica em 2011.

A história da conversão dos anglicanos à única Igreja de Cristo é longa e cheia de obstáculos. O Papa Bento XVI quis abreviar e facilitar a reinserção individual e coletiva destes batizados na Igreja Católica.

Em 4 de novembro de 2009, o Papa assinou a Anglicanorum Coetibus, magna carta que estabelece as condições da recepção coletiva de grupos de anglicanos. A carta e suas normas complementares são uma resposta do Sumo Pontífice a inúmeros pedidos de grupos heterogêneos de anglicanos que desejavam ser admitidos na Igreja Católica.

Os diferentes grupos demonstraram grande satisfação pelas generosas condições colocadas pelo Santo Padre; nalguns casos mais extensivas do que pedidas ou imaginadas. Clérigos de diferentes graus manifestaram sua intenção de renunciar ao ofício eclesiástico anglicano para aderir à nova estrutura canônica, o Ordinariato, desenhado especialmente para acolhê-los.

Em 1º de janeiro de 2011, três ex-bispos anglicanos, suas esposas e três freiras anglicanas foram recebidos na Igreja Católica. Em 13 de janeiro, os ex-bispos foram ordenados diáconos e em 15 de janeiro, sacerdotes católicos. Nesta mesma data foi constituído o Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, cobrindo o território de Inglaterra e Gales, e Mons. Keith Newton [foto], um dos ex-bispos ordenado padre naquele mesmo dia, foi nomeado primeiro Ordinário.

No início da quaresma, mais de mil interessados no Ordinariato, “padres e leigos” anglicanos, iniciaram um período catequético a fim de serem plenamente iniciados na vida sacramental, através do Sacramento da Crisma e da Sagrada Comunhão. Foi o que se viu nos últimos dias, em várias catedrais e igrejas católicas britânicas. Cerca de 60 ex-padres anglicanos cuja petição foi deferida pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé preparam-se, ao mesmo tempo, para receber o Sacerdócio católico nos próximos dias.

Não me recordo de um número tão expressivo de ordenações sacerdotais em tão curto período de tempo, como se vê na programação divulgada pelo site do Ordinariato.

Abril

28 Diaconal em East Anglia

Maio

4 Diaconal em Plymouth
4 Diaconal em Arundel and Brighton
6 Diaconal em Westminster
7 Diaconal em Southwark
8 Diaconal em Hallam
13 Diaconal em Portsmouth
14 Diaconal em Brentwood
15 Diaconal em Nottingham

Junho

4 Sacerdotal em Southwark
6 Diaconal em Birmingham
6 Diaconal em Clifton
10 Sacerdotal em Westminster
10 Sacerdotal em Clifton
11 Sacerdotal em Brentwood
11 Sacerdotal em Hallam
12 Sacerdotal em Birmingham
15 Sacerdotal em East Anglia
17 Sacerdotal em Plymouth
17 Sacerdotal em Arundel and Brighton
18 Sacerdotal em Nottingham
24 Diaconal em Salford
25 Sacerdotal em Portsmouth

Julho

16 Sacerdotal em Salford

Fonte : Oblatvs



* 20 pastores e cerca de 600 leigos deixarão a Igreja anglicana para entrar na Igreja católica.

Um grupo de 33 britânicos anglicanos prepara-se para a conversão ao catolicismo. A celebração acontece na quarta-feira de Cinzas, como informa o Serviço de Informação Religiosa da Conferência Episcopal Italiana.

Segundo a sala de imprensa da Conferência Episcopal Britânica, o número exato só será conhecido na próxima semana. O semanário católico “Tablet” diz que ao menos 20 pastores e cerca de 600 laicos deixarão a Igreja da Inglaterra para entrarem no ordinamento começado pelo Papa Bento XVI que na Constituição Apostólica “Anglicanorum coetibus” permite aos anglicanos manterem aspectos de sua liturgia.

Imprimir | Favoritos |Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário