quarta-feira, 4 de maio de 2011

* Santos oriundos da RCC e Comunidades Novas. Existem processos de beatificação em curso.

maio 3rd, 2011

Existem santos na Renovação Carismática Católica e comunidades novas?

Bem sabemos que algo que confirma um pretenso caminho de santidade são os santos que tais caminhos gerou. E esse é um dos questionamentos dos que não simpatizam com a Renovação e as comunidades. Existem santos na RCC e comunidades?

Bem, primeiramente precisamos ter consciência que o movimento carismático é ainda novo, tendo cerca de 40 anos. Um sinal positivo é a confirmação da Igreja. Essa, assistida pelo Espírito Santo, reconheceu a RCC com um decreto datado de 1993[1] através de seu escritório internacional com sede em Roma, o ICCRS(International Catholic Charismatic Renewal Services).
A mesma Igreja Católica reconheceu e aprovou os estatutos de algumas comunidades novas como Emanuel, Beatitudes, Shalom e Canção Nova[2] dando-lhes o título de Associação Privada Internacional de Fiéis. Sem falar do reconhecimento diocesano de inúmeras outras comunidades no Brasil e no mundo. Isso não é pouca coisa pois são o sucessor de Pedro e os sucessores dos apóstolos a reconhecer movimentos como carismas na Igreja.Podemos também ver os frutos de mudança de vida daqueles que são atingidos por estes diversos carismas. Valores cristãos restaurados, drogados recuperados, pobres e doentes cuidados e consolados, famílias restauradas, matrimônios restaurados, vocações religiosas e sacerdotais suscitadas, missionários que vão onde a Igreja enviar, defesa de valores cristãos em todas as instâncias da sociedade, aumento da devoção a Nossa Senhora, aos santos, do amor à Eucaristia e demais sacramentos, etc.De todo modo, santos são uma fortíssima confirmação. Afinal, o que a RCC e as comunidades têm para apresentar a esse respeito? Bem, eu venho descobrindo sinais visíveis que me enchem de alegria e esperança. Sinais que me impulsionam, geram segurança do lugar onde estou na Igreja e sede de santidade.

Existe um padre do Sagrado Coração famoso entre os católicos carismáticos(RCC e novas comunidades) chamado pe. Emiliano Tardif (foto) Soube por testemunho de um irmão que ele já esteve em Fortaleza em encontro organizado, salvo engano meu, pela Comunidade Shalom onde curou cegos e coxos diante dos olhos deste irmão na década de 90. É famoso também por seus livros mais conhecidos entre os carismáticos, como: “Jesus é o Messias”, “No Fogo do Amor” e “O Novo Pentecostes”[3]. É natural do Canadá e é o fundador de uma comunidade chamada “Servos de Cristo Vivo” espalhada pelo mundo com sede em Santo Domingo, República Dominicana.Já era padre e trabalhava com os pobres quando conheceu a RCC em seu início e estava doente sem poder exercer seu apostolado quando um grupo de carismáticos rezou por ele e o curou. Desde este fato pe. Tardif passou a pregar pelo mundo inteiro impulsionado por essa novidade do Espírito e é considerado uma pessoa com um dos maiores dons de cura de todos os tempos modernos. Centenas de milhares de curas são atribuídas a ele, muitas das quais são cuidadosamente documentadas. Entre estas curas há muitos casos de pessoas que apresentaram câncer terminal e AIDS.

Pois bem, existe um processo de beatificação dele iniciado em 2007 como diz essa fonte abaixo:
Cardinal Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez announced on June 11 2007 that the Roman Catholic Church had initiated the beatification process to place Father Tardif in the process to sanctification“[4]

Além dele existe um servo de Deus chamado Pierre Goursat. Ele é o fundador de uma das primeiras comunidades novas do mundo e que foi a primeira a receber o reconhecimento pontifício até onde sei(em 1992[2]), a comunidade Emmanuel da França. Ele não viveu o bastante para ver esse reconhecimento pontifício. Leigo e celibatário, ele era profundamente humilde e radical no evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tinha também forte espírito evangelizador:
Pierre experimentava uma grande compaixão, em particular, por aqueles que não conheciam o Senhor. Não existe maior miséria do que a miséria espiritual. Pierre também falava sem cessar da evangelização, mesmo, e, sobretudo, com os meios mais simples, mesmo e, sobretudo, com as pessoas simples. Para ele, a Comunidade Emanuel só existia para evangelizar. Neste domínio, ele era um inventor formidável. Era realmente um visionário, mas um visionário ativo.“[5]

Inclusive, pelo pouco que sei, a comunidade Emmanuel é uma daquelas comunidades da França que o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, visitou na década de 80 e que o levou a abraçar seu chamado ao celibato.
Pierre também está em processo de beatificação:
Em 2007 o Conselho da Comunidade Emanuel decide propor ao Arcebispo de Paris o julgamento da causa de beatificação de Pierre (virtudes heróicas). Em 2008 o cardeal arcebispo de Paris recebe de Roma a autorização para introdução da causa. Por fim, em 07 de janeiro de 2010 é então aberto o processo de beatificação de Pierre Goursat.“[5]

Trata-se de exemplos de pessoas concretas como nós que ao fazerem essa experiência fortíssima da efusão do Espírito tiveram suas vidas transformadas e seu chamado divino impulsionado. E assim, com este pequeno e singelo texto, gostaria de encorajar os irmãos a, na obediência e amor à Igreja, perseverarem nesse de valorização do poder do Espírito que é o caminho carismático, de evangelização e busca de Deus no poder do Espírito. É verdade que cometemos erros. Mas todos cometem erros e a Igreja está aí para nos formar, orientar. Alguns conhecidos meus costumam dizer que não podemos jogar o bebê fora junto com a água do banho. Dóceis a essa mesma Igreja seguiremos firmes em Cristo servindo ao plano de salvação da humanidade.

Gostaria também de incentivar os irmãos a pedir intercessão a esses homens em processo de beatificação em causas difíceis para que, realizando milagres, possam ter sua santidade reconhecida. E quero também incentivar a abertura de processos de beatificação e canonização de outros que por ventura possam existir. Acredito que existem outros por aí e que muitos outros mais existirão.

Acredito, inclusive, que essa beatificação de João Paulo II ocorrida ontem está até me influenciando, posto que não costumo escrever artigos e João Paulo II tanto amou e enviou a RCC e as comunidades em nome da Igreja. Sejamos santos e busquemos ser fiéis ao chamado que Nosso Senhor faz a cada um de nós em nosso chamado e missão específicos, e seremos fecundos para a Igreja e a humanidade.

Ubirailson Jersy Soares de Medeiros
Fontes:

* Os papas e a RCC. Imagens históricas imperdíveis.

Das imagens históricas a que mais me chamou atenção foi a reação do nosso inesquecível João Paulo II PArticipa de encontro Carismatico e fala longa a vida aos CARISMATICOS E AO ouvir a oração em línguas.

Sua reação de surpresa rapidamente muda para o silêncio de acolhida.Observe seus olhos e seu corpo que reaje ao inesperado com serenidade.

Acontece a 3 minuto e 50.

A imagem congelada abaixo é desse momento de silêncio, de olhos fechados, após sua reação de surpresa. NOSSO AMADO JOÃO PAULO II PARTICIPO DA RCC QUANDO ERA CARDEAL EM CRACÓVIA E POR SINAL PADRE JONAS JÁ CONTOU INUMERAS VEZES QUE ELE PEDIU ORAÇÃO,E OS JOVENS DA RCC IMPUSERAM AS MÃOS SOBRE ELE E O VIRAM REZAR EM LINGUAS VARIAS VEZES.


João Paulo II quando disse: “Entra, nos compromissos primários da preparação para o jubileu a redescoberta da presença e ação do Espírito”. [6]).

E diria ele aos líderes da RCC no Conferência de Fiuggi, a 30/10/1998: “A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja Católica e do mundo”. E disse mais: “Estou convencido de que este movimento é um sinal de ação do Espírito Santo. (...)... Estou convencido de que este movimento é um verdadeiro e importante componente na renovação total da Igreja, nesta renovação espiritual da Igreja” (aos membros do ICCRS, o Conselho Internacional da RCC, a 11/12/1979).

Também João Paulo II, que em 14 de março de 2002 havia deixado claro qual seria uma das dimensões do apostolado da Renovação Carismática Católica, quando disse: “No nosso tempo, ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela ‘cultura do Pentecostes’, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos”, na Vigília de Pentecostes de 2004 diria à toda a Igreja: “Desejo que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja como um impulso renovado de oração, santidade, comunhão e anúncio”.

Rosto e memória de Pentecostes. Sinal de sua perenidade de sua atualidade. “Graças ao movimento carismático, tantos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, tem redescoberto Pentecostes como realidade viva e presente na sua existência cotidiana”.[7]

Uma vez que Pentecostes é uma graça constitutiva do grande mistério pascal – dado que “será o Espírito quem levará à realização plena a nova era da história da salvação”


no Nosso tempo, ávido de esperança, façam conhecer e amar o Espírito Santo. Assim, ajudareis a tomar forma aquela «Cultura de Pentecostes» que pode fecundar a civilização do amor e a convivência entre os povos.Com fervente insistência não vos canseis de invocar: Vem,Espírito Santo! Vem! Vem!.”

(João Paulo II, aos responsáveis da RCC, 14 Março de 2002)

Graças ao movimento carismático, muitos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, redescobriram Pentecostes como realidade viva e presente na existência cotidiana. Desejo que a «Espiritualidade de Pentecostes» se difunda na Igreja, como impulso renovado de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio”.

(João Paulo II, Vésperas de Pentecostes, 29 Maio de 2004)


“Nós estamos vivendo um momento privilegiado do Espírito. Se procura, por toda a parte, conhecê-lo melhor, assim como foi revelado nas Escrituras. Se é feliz, se nos colocamos sob sua moção. Nos recolhemos entorno a Ele e nos deixemos guiar por Ele”.

( Paulo VI, Exortação Apostólica «Evangelli nuntiandi» ,1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário