sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dilma e Contra o Kit Gay

* Presidente Dilma suspende projeto de distribuição de kit gay.

maio 25th, 2011

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse aos deputados da bancada evangélica que a presidente Dilma Rousseff afirmou que “duas coisas a perturbaram muito ontem: o material preparado pelo governo para o combate à homofobia e o resultado da votação do Código Florestal”. A informação foi dada pelos deputados Anthony Garotinho (PR-RJ), George Hilton (PRB-MG) e Ronaldo Fonseca (PR-DF).

Segundo relato dos deputados, Gilberto contou que a presidente Dilma quer a imediata retirada desse material e convocou os ministros da Educação e da Saúde para uma reunião amanhã para tratar da publicação. Garotinho disse, após encontro com Gilberto Carvalho, que a presidente assistiu o filme e leu as cartilhas, que compõem o kit elaborado pelo governo sobre homofobia, e que “achou de extremo mau gosto”.

O deputado Ronaldo Fonseca contou que Gilberto Carvalho disse que a presidente afirmou que novo material só será distribuído após discussão de conteúdo com parlamentares da frente evangélica, católica e de defesa da família.

Garotinho disse que, diante da posição da presidente, a bancada, então, vai suspender a obstrução anunciada ontem e não vai endossar convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e nem se movimentar pela CPI do MEC. O deputado disse ainda que eles aguardam novas informações sobre a suspensão de sua veiculação do material de combate à homofobia. Garotinho disse que o material “é um incentivo ao homossexualismo”, mostra cenas de sexo. “Não concordamos com isso e a presidente disse (segundo o ministro Carvalho) que o material vai ser retirado”, afirmou Garotinho.

“O ministro Gilberto Carvalho insistiu que só recebeu este material há alguns dias e ele será revisto, conforme assegurou a presidente”, disse o deputado George Hilton. “Ela ficou indignada. Ele (Gilberto) disse que ela usou esta palavra. E ela disse que, quando viu o material ontem à noite em casa, o classificou de péssimo gosto, péssima qualidade e um material que não poderia estar sendo distribuído com a marca do governo federal”, disse o deputado Hilton, repetindo palavras do ministro. Com isso, prosseguiu o deputado, a presidente disse a Gilberto que iria suspender tanto material da internet quanto o material gráfico.


Presidente Dilma: “O governo não aceita propaganda de opções sexuais”

maio 26th, 2011

Terra

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que não concorda com o kit anti-homofobia cuja produção e distribuição foram suspensas pelo governo nesta quarta. “O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais. Também não podemos de nenhuma forma interferir na vida privada das pessoas. Agora o governo pode, sim, fazer uma indicação de que é necessário respeitar as diferenças e de que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você”.

Segundo a presidente, o kit “não faz a defesa de práticas não homofóbicas”. Ela afirmou não ter assistido a todos os vídeos que integram o material, apenas a uma parte deles, divulgada pela imprensa. “Esta é uma questão que o governo vai revisar. Não haverá autorização para esse tipo de política de defesa de A, B, C ou D. Agora, nós lutamos contra a homofobia”.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, também deu explicações nesta quinta sobre a suspensão do material. Segundo ele, o kit será reavaliado pelo Comitê de Publicações do Ministério da Educação e por uma comissão que será criada a pedido da presidente Dilma Rousseff. As comissões deverão “verificar a melhor maneira de abordar o tema”.

Haddad disse que “realmente não gostou” de uma parte do material que estava sendo preparado e negou a informação divulgada por alguns parlamentares de que o kit já estava sendo distribuído. A respeito dos vídeos que integram o kit, o ministro disse que a comissão “fará os apontamentos necessários para uma reformulação” e que “poderão ser integralmente refeitos”.

* Diferentemente do divulgado pelo MEC, o Kit Gay era SIM para crianças de 11 anos.

maio 27th, 2011

Jornal O GLOBO


O kit de material educativo “Escola sem homofobia” que provocou polêmica entre religiosos no Congresso e levou a presidente Dilma Rousseff a vetar sua distribuição tinha como público-alvo não só alunos do ensino médio, como informava o Ministério da Educação. O material também foi preparado para ser apresentado a alunos a partir dos 11 anos de idade que cursam o ensino fundamental do 6º ao 9º ano

A faixa etária está registrada no caderno “Escola sem homofobia”, que orienta como o kit anti-homofobia deveria ser aplicado na sala de aula e apresentado a professores e pais. Fazem parte do kit três vídeos, um DVD e guias de orientação a professores.

Uma palavra mal colocada pode resultar num dano maior do que simplesmente não falar nada

Destinado a professores, gestores e outros profissionais da educação, o caderno, ao qual O GLOBO teve acesso ensina dinâmicas de grupo para trabalhar com estudantes do ensino fundamental, em temas como homossexualismo, bissexualismo. “Essas dinâmicas podem ser aplicadas à comunidade escolar e, em especial, a alunas/os do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio”, diz o caderno.

A destinação do kit contra a homofobia a alunos do ensino fundamental fica evidente no conteúdo do vídeo “Boneca na mochila”. Este é um dos filmetes do kit e traz na capa uma criança pequena com uma mochila. O vídeo conta uma história baseada em fato verídico: uma mãe é chamada às pressas na escola porque “flagraram” o filho com uma boneca na mochila. No caminho do colégio, num táxi, a mãe escuta essa notícia no rádio e fica ainda mais aflita.


O guia de discussão que acompanha o vídeo sugere dinâmicas para os professores trabalharem com os alunos e discutirem esse conteúdo. Um dos capítulos propõe mostrar os “mitos e estereótipos” mais comuns que envolvem gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, a partir das seguintes afirmações, que devem ser completadas pelos alunos: “Meninos que brincam de boneca e de casinha são…”; “Mulheres que dirigem caminhão são…”; “A pior coisa num gay é…”; “Garotas que partem para a briga são…”.


Ao propor debate sobre sexualidade, a cartilha recomenda questionar ao aluno: “Ser um menino mais sensível e uma menina mais durona significa que são ou serão gay e lésbica?”


No material do kit em poder do MEC, há seis Boletins Escola sem Homofobia (Boleshs), destinados aos estudantes, com brincadeiras, jogos, letras de música e dicas de filmes. Todos com o tema diversidade sexual e homofobia. Uma das letras de música incluídas foi a canção “A namorada”, de Carlinhos Brown, cujo refrão diz “namorada tem namorada”.

Na brincadeira de caça-palavras, os alunos têm que decifrar 16 palavras correspondentes a definições como: “pessoa que sente desconforto com seu órgão sexual (transexual)”, “nome da ilha que deu origem à palavra lésbica (Lesbos)”, “órgão sexual que é associado ao ser homem (pênis)”.


O boletim traz brincadeiras de “o que é o que é”, com conceitos de parada do orgulho LGBT, homofobia, diversidade sexual, entre outros. Na sessão sobre filmes, os alunos são orientados a procurar nas locadoras ou na escola “Brokeback Mountain”, história de dois jovens que trabalham numa fazenda e tem relacionamento amoroso; “A gaiola das loucas”, comédia sobre o dono de um cabaré gay que entra em apuros quando o filho dele, noivo da filha de um senador moralista, vai apresentar sua família. São sugeridos também “Milk”, com Sean Penn, e “Desejo proibido 2″.

Os boletins também trazem textos sobre esses temas.

Na capa de um, “Terremoto no território machista”, o assunto tratado é sobre a capacidade do ser humano de interagir com pessoas diferentes. Outra edição é aberta com o texto “Homofóbicos são os outros?”, que relata história de uma jovem que é preconceituosa mas acredita não ser.


No guia do vídeo “Torpedo”, com a perseguição de alunos a duas estudantes que mantêm uma relação, as ONGs responsáveis pelo material sugerem que, após exibição, seja perguntado aos alunos: “É diferente a reação das pessoas quando veem duas garotas de mãos dadas e dois garotos de mãos dadas?”; “Um professor, ou uma professora, teria menos credibilidade se fosse homossexual, travesti, transexual ou bissexual? Por quê?”


O Ministério da Educação informou nesta quinta-feira que o material produzido seria indicado apenas para o ensino médio. E que a indicação para o ensino fundamental não seria aprovada. A distribuição do kit foi abortada por ordem da presidente Dilma. A professora Lilian do Valle, professora de Filosofia da Educação da Uerj, alerta:


- Quanto mais baixa a idade, mais delicada a situação. É uma idade muito sensível para questões afetivas e psiquícas. Uma palavra mal colocada pode resultar num dano maior do que simplesmente não falar nada. Tem que envolver um trabalho maior, interdisciplinar. Não é simplesmente aprovar uma lei e jogar o kit. É pedir demais do professor esse tipo de responsabilidade. Não se pode esperar que a escola resolva os problemas da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário