quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

* Católicos espanhóis respondem, em vídeo, campanha que associa preservativo à hóstia.

O vídeo da campanha “Bendito condón que quita el sida del mundo” foi lançado durante a semana mundial de luta contra a sida e promovida pela juventude do PSOE , partido do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero.

Mostra uma imagem de um padre segurando a hóstia e, seguidamente, o mesmo gesto mas com um preservativo. O vídeo causou polémica e gerou críticas por parte de várias associações religiosas que a acusavam de blasfémia.

Foi visto no YouTube e partilhado no Facebook. Está agora indisponível, segundo a mensagem deixada no vídeo, “devido a uma reivindicação de direitos de autor”.

O vídeo resposta da Igreja está vísivel e disponível, com uma base semelhante ao da campanha, a mesma música e o mesmo slogan:“Não te deixes enganar.” Mas a mensagem passada é diferente, refere que quase 30% dos centros de ajuda no combate à aids são católicos e deixa a mensagem: “Se realmente te preocupas com a aids, luta de verdade, faz-te missionário”.

Resposta salienta participação da Igreja na luta contra a AIDS

Para fortalecer a mensagem, um jovem universitário, natural do Benin, fala sobre o problema da sida em África e afirma que “toda a gente se considera no direito de opinar”, mas que “a Igreja Católica é a única instituição que está presente em todas as estruturas que lutam contra a AIDS”.

Um outro vídeo de resposta circula também na Internet, com um título mais direto e até um pouco agressivo “Bendita verdad que quitas la ignorancia del mundo”. Tal como o outro, também se assemelha ao da campanha, com a mesma música, mas é composto apenas por texto.

Apesar de nenhum dos vídeos estar assinado, não sendo uma resposta oficial por parte da Igreja, são uma perspetiva católica que tem a intenção de responder ao polémico vídeo do PSOE.

Veja o vídeo resposta, abaixo.

Campanha espanhola cria polêmica ao relacionar camisinha à hóstia

Anúncio para incentivar uso de preservativo são acusadas de representar ataque contra os cristãos

BBC Brasil | 06/12/2010 09:57

Compartilhar:

selo

Foto: BBC Brasil

Primeira imagem da campanha mostra uma hóstia e a frase: "tome medidas"

Uma campanha do governo espanhol para incentivar o uso de preservativos vem causando polêmica no país ao relacionar as imagens de camisinha com as de uma hóstia.

Divulgada em cartazes, vídeos e outdoors, a campanha repete uma mesma foto de um sacerdote segurando primeiro uma hóstia e depois uma camisinha.

A iniciativa do setor jovem do partido socialista que governa o país foi lançada durante a semana internacional de luta contra a aids.

Mas as peças foram acusadas de ser um ataque contra os cristãos. "Bendita camisinha que tira a Aids do mundo" é o título oficial da campanha.

Foto: BBC Brasil

Segunda imagem mostra preservativo e a mensagem: use-o

Diversas associações religiosas consideraram a campanha uma "blasfêmia". A propaganda vai de encontro às recomendações do Vaticano que não aprova o uso de camisinhas. O vídeo diz que "a Igreja nos diz que os preservativos, em vez de combater a doença, ajudam a expandi-la".

O anúncio cita que mais de 25 milhões de pessoas já morreram vítimas da Aids até 2009. A campanha confronta as orientações da Igreja colocando a pergunta, "são estes realmente os que dizem que nos amam? Que não te enganem", prossegue o audio da peça.

Para Rafael Lozano, porta-voz do grupo católico Forum da Família, o objetivo "é aproveitar a ocasião para atacar toda a comunidade cristã". "Uma grande ofensa aos sentimentos religiosos de quem professa esta fé", disse ele. O porta-voz das Juventudes Socialistas Juan Carlos Ruiz explicou no site do partido que "a Igreja Católica insiste em confundir os cidadãos" e "que a campanha pretende apenas reafirmar o compromisso com a luta contra a Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário