terça-feira, 17 de novembro de 2009

Missa de Sétimo dia como Surgiu.




Não existe um embasamento doutrinário para a Missa especificamente de “7º dia”. Há quem diga que celebrá-la em memória no “7º dia” após a morte, faz referencia ao “7º dia da Criação”, quando Deus descansou (Gen 2,1).Existe outro texto bíblico que diz:José celebrou em honra de seu pai um Pranto de Sete dias. ( Genesis 50,10) Na realidade, não importa o dia, importa que se celebrem Missas pela alma dos falecidos, sempre que possível, com a intenção de prestar sufrágio. No Brasil é costume celebrar a Missa no 7º dia, além da “Missa de corpo presente”.
Eis o que ensina o Magistério da Igreja acerca das Exéquias:
“A Igreja que, como mãe, trouxe sacramentalmente em seu seio o cristão durante sua peregrinação terrena, acompanha-o, ao final de sua caminhada, para entregá-lo “às mãos do Pai”. Ela oferece ao Pai, em Cristo, o filho de sua graça e deposita na terra, na esperança, o germe do corpo que ressuscitar na glória. Esta oferenda é plenamente celebrada pelo Sacrifício Eucarístico. As bênçãos que a precedem e a seguem são sacramentais”. (CIC § 1683)
“Os funerais cristãos são uma celebração litúrgica da Igreja. O ministério da Igreja tem em vista aqui tanto exprimir a comunhão eficaz com o defunto como fazer a comunidade reunida participar das exéquias e lhe anunciar a vida eterna. Os diferentes ritos dos funerais exprimem O caráter pascal da morte cristã.” (CIC § 1684-85)
Este ensinamento [do purgatório] apóia-se também na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: "Eis por que ele [Judas Macabeu] mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado" (2Mc 12,46). Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos: Levemo-lhes socorro e celebremos sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício de seu pai que deveríamos duvidar de que nossas oferendas em favor dos mortos lhes levem alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer nossas orações por eles.” (CIC § 1032)
Quem quiser aprofundar sobre o assunto leia o que já escrevi sobre Oração Pelos mortos e o Purgatório .

6 comentários:

  1. Quando morremos, estamos sobre o julgo de Deus!

    Blasfemia é dizer que existe o tal Purgatório...

    ResponderExcluir
  2. Pois existem situações que DEUS fala e faz, e outras que Homens fazem e não sabem se Deus as fez!

    ResponderExcluir
  3. AMADO LEIA O LINK ORAÇÃO PELOS MORTOS NA HISTORIA DA IGREJA E VC VERÁ,QUE BLASFEMIA É VC ACHAR Q ENGOLIU O ESPIRITO SANTO COM PENA E TUDO E Q OS PRIMEIROS CRISTÃOS COMO O APOSTOLO PAULO ERA MENTIROSO E VC ESTÁ CERTO

    ResponderExcluir
  4. VIVIANE FILHA AMADA, VEJO Q SUA IGNORANCIA É DEMAIS, POR FAVOR SE QUISER CONVERSAR COMIGO SOBRE ESSE ASSUNTO, MIM LIGUE 3391219231 OU EUDESRCC@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. no texto citado em que JÓ fazia sacrifícios por seus filhos era de quando eles estavam vivos e não depois de morrerem, sendo assim vejo claramente que a igreja católica romana e abusa de textos sem contextos como pretexto para ensinar mentiras que no final segundo o livro do APOCALIPSE que diz que aquele que tirar ou acrescentar as palavras do livro, DEUS também tirará o seu nome do livro da vida.

    ResponderExcluir
  6. Amado ou amada anonima, essa citação é de SÃO JOÃO CRISÓSTOMO no ano 360. VEJA 1200 anos antes de Lutero, e veja 20 anos antes da primeira impressão da biblia feita por são Jeronimo e o papa damaso I, SE QUISER APROFUNDAR A FÉ CATOLICA ENTRE AQUI
    http://veritatis.com.br/apologetica/graca-justificacao-pecado/881-o-purgatorio-nas-sagradas-escrituras

    SE VC QUISER MIM ENVIA UM EMAIL eudesrcc@hotmail.com

    ResponderExcluir