sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MAÇONARIA QUE DIZ A IGREJA?

Queridos irmãos, todos nós Católicos sabemos que a Igreja foi Fundada por Jesus sobre Pedro ( mateus 16,13-19) e que ele enviaria o Espirito Santo para ensinar ela toda a Verdade( João 16,13) ou seja a Igreja quando ensina um Dogma de Fé ela não pode errar porque é Assistida pelo Espirito Santo, e foi o próprio Jesus que Disse:
- Estarei Convosco todos os dias até o fim do mundo ( Mateus 28,20) ou seja a Igreja em matéria de Fé ela não pode errar, porque se não a Palavra de Jesus é mentirosa. Quando o Papa disse que Católico não pode ser maçom, todos os Católicos que o desobedecerem não são católicos porque desobedece o sucessor de Pedro, foi Jesus que disse TUDO QUE VOCÊ PEDRO LIGAR NA TERRA EU LIGAREI NO CÉU E TUDO QUE VOCÊ DESLIGAR NA TERRA EU DESLIGAREI NO CÉU ( MATEUS 16,18-19) Não estou criticando a Maçonaria só estou dizendo que Católico que quiser obedecer a sua Igreja não pode se filiar na Maçonaria, e se fizer isso não Pode receber a Eucaristia,porque está desobedecendo as leis da Igreja, e receber a Eucaristia em pecado Mortal é muito Pior veja o que diz a Palavra de Deus:
- QUEM COMER DO CORPO DO SENHOR INDIGNAMENTE COME E BEBE SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. ( I CORINTHIOS 11,29)
. Vários Papas, que são os bispos da Diocese de Roma, chefes e reis do Estado Pontifício com sede no Vaticano, têm condenado a Maçonaria, e eles foram:


Clemente XII - Bula "In eminenti" -1738.
Bento XIV - Bula "Provida Romanorum Pontificum" - 1751.
Pio VII - Bula "Ecelesian a Jesus Christo" - l800
Leão XII - Bula "Onde .Graviora" - 1823.
Pio VIII - Encíclica de 20/3/1829.
Pio IX - Encíclica "Omi Pluribus" = 1864 - Alocução de 20/4/1864 - Encíclica Nascita et Nobiscum - 1894 - Constituição Apostólica "SEDIS" - 1869
Leão XIII - Encíclicas de 1872, 1878, 1884 e 1892.
Não vamos comentar todas as Bulas e Encíclicas. Vamos apontar as duas realmente importantes para o nosso trabalho:

Clemente XII: a primeira condenação da Maçonaria. Notem que haviam decorridos apenas 21 anos da constituição da Grande Loja de Londres (24/6/1717), e portanto a Ordem era pouco conhecida do Vaticano. Alguns escritores afirmam que "o motivo da condenação não era religioso, mas de ordem política".

Entretanto, o Padre Ferrer Benimeli, conhecido maçonólogo, garante que "esta hipótese é totalmente insustentável do ponto de vista histórico, à luz da documentação vaticana da época".

O Padre Jesus Hortal, é teólogo e canonista, muito ligado aos temas de ecumenismo e diálogo interreligioso; nos esclarece que o documento de Clemente XII é algo obscuro na sua redação, mas que o resumo dele feito na Bula "Providas Romanorum Portificum" promulgada pelo Papa Bento XIV aos 18 de maio de 1751 oferece uma melhor compreensão, pois ali estão enumeradas seis razões para a condenação:


"a primeira é que, nas tais sociedades e assembléias secretas, estão filiados indistintamente homens de todos os credos; daí ser evidente a resultante de um grande perigo para a pureza da religião católica;

"a segunda é a obrigação estrita do segredo indevassável, pelo qual se oculta tudo que se passa nas assembléias secretas;

"a terceira é o juramento pelo qual se comprometem a guardar inviolável segredo, como se fosse permitido a qualquer um apoiar-se numa promessa ou juramento com o fato de furtar-se a prestar declarações ao legitimo poder... ;

"a quarta é que tais sociedades são reconhecidamente contrárias às sanções civis e canônicas ...;

"a quinta é que em muitos países as ditas sociedades e agremiações foram proscritas e eliminadas por leis de princípio seculares;

"a última enfim é que tais sociedades e agremiações por homens prudentes e honestos".

Não é nosso objetivo, pelo menos hoje, discutir ou debater as seis razões apontadas acima, as quais serviram para os Papas Clemente XII em 1738 cominar a pena de excomunhão, e Bento XIV, em 1751, confirmá-la.
Não se iludam. Já se passaram 260 anos da condenação de Clemente XII, e a posição da Igreja de Roma não mudou nada com relação à maçonaria e aos católicos que são iniciados na ordem maçônica, como veremos adiante.

Além de considerar a maçonaria como uma seita, entre outras, conforme se constata na Constituição Apostólica Ecelesian, 13/9/1821, do Papa Pio VII, condenando especificamente a Carbonária, mas estabelecendo um laço de continuidade com os maçons do século XVIII condenados por - Clemente XII e Bento XIV. Ainda mais: O Papa Leão XII na Bula ."Quo Graiora", 13/5/1825, considerou a maçonaria como uma sociedade - que tem como finalidade "maquinar (ou seja, conspirar) contra a Igreja e os legítimos poderes do Estado", conforme se lê nos Estudos da CNBB n° 66, produzido pelo Padre Jesus Hortal.

Em 1917, quando foi promulgado o primeiro Código de Direito Canônico, manter-se a proibição dos católicos filiarem-se à Maçonaria. Lá estava bem clara a pena de excomunhão (cânon 2335). Passaram-se mais 57 anos, e, em 1974, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé (SCDF) enviou uma carta a algumas conferências Episcopais mantendo a pena do Cânon 2335 (excomunhão) para os que se inscreverem na ordem maçônica.

É muito importante a Declaração dos Bispos Alemães, publicadas em 12/5/1980, que conclui " pela inconciabilidade, pelos seguintes motivos, entre outros:


"a maçonaria admite um conhecimento objetivo de Deus, no sentido pessoal do "teísmo". O ´Grande Arquiteto do Universo´ é ´algo´ neutro, indefinido e aberto a qualquer interpretação;

a maçonaria apresenta aos seus membros uma exigência de totalidade, que reclama uma pertença a ela na vida e na morte, o que parece não deixar espaço para a igreja".
Logo a seguir, uma declaração da SCDF, em 17/2/1981, confirmam e precisa:


"não foi modificada de algum modo a disciplina canônica, que permanece em todo o seu vigor";

"NÃO FOI PORTANTO AB-ROGADA A EXCOMUNHÃO NEM AS OUTRAS PENAS CANÔNICAS PREVISTAS".
A 26/11/1983 na véspera da entrada em vigor do novo Código de Direito Canônico, a Congregação para a Doutrina da Fé, agora sob a direção do Cardeal Ratzinger, reafirma:


"Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois seus princípios FORAM SEMPRE CONSIDERADOS INCONCILIÁVEIS COM A DOUTRINA DA IGREJA e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão. O Sumo Pontífice João Paulo II, durante audiência concedida ao subscrito cardeal Prefeito, aprovou a presente declaração, e ordenou a sua publicação".
Parece-nos sem sombra de qualquer dúvida, ser impossível para o católico uma dupla fidelidade eclesial e maçônica.

A linha 5 da CNBB, desde alguns anos vem realizando com a presença de bispos e sacerdotes, bem como um grupo de maçons convidados - nós comparecemos em quatro reuniões - cujo assunto principal era saber se a doutrina católica, era ou é compatível com a doutrina maçônica. Após inúmeras discussões, que duraram anos, os maçons não conseguiram obter nenhuma declaração favorável à maçonaria. Sempre esbarraram nos cânones do Vaticano, em vigor até hoje. Na última reunião, realizada no dia 13/10/l997, o tema conciabilidade entre maçonaria e igreja católica foi abandonado, e agendado: o simbolismo dos três primeiros graus, com interpretação católica e interpretação maçônica.

Por tudo o que já foi apresentado documentadamente, preferimos concordar com o Padre Jesus Hortal:

"Maçonaria e Igreja Católica são simplesmente inconciliáveis, com uma inconciabilidade que não depende de conjunturas históricas, nem de ações particulares, mas que é intrínseca à própria natureza de ambas as instituições".

18 comentários:

  1. Esse artigo encontra -se no site
    http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/index.php/sala-de-leitura/material-indicado-no-programa-fe-em-debate/podeumcatolicasermacom
    quem quiser aprofundar o tema é só clika no site:
    http://www.cacp.org.br/seitasdiversas/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1796&menu=8&submenu=1

    ResponderExcluir
  2. Amigo Eudes,

    Acho que não deveria publicar comentários quando os leitores desse blog usarem de palavras ou comentários de baixo calão... Especialmente quando os comentários são anônimos!

    A verdade do evangelho incomoda mesmo, pelo que percebi nesse comentário anônimo

    Bjs

    Gerusa - Almenara

    ResponderExcluir
  3. Católica de Verdade!17 de outubro de 2009 às 20:59

    Ué,

    Naum tô entendu!

    Um Católico de verdade, chamaria esse artigo de "Artiguinho safado"???

    Por outro lado, prá que se incomodar? É só não ir mais na missa... Sair da Igreja...Ninguém é obrigado a ficar na Igreja, muito menos obedecer ao Papa e aos documentos da Igreja...

    Ou então, rompa com o INFERNUUUUUU, se volte para Deus!

    Créin Deus Pai do cês!

    ResponderExcluir
  4. A renovação carismática....não perde seu estilo, sempre manipulando seus seguidores, que alhas são bastantes divididos....fanatismo sempre junto com a ignorância..que Jesus Cristo ilumine seus corações.

    ResponderExcluir
  5. Amado,que Jesus Cristo Ilumine Seu Coração,para que conheça a verdade,a meta desse Artigo e da RCC é simplesmente mostrar o q A IGREJA DE CRISTO ensina sobre a Maçonaria,se não aceita é problema seu,simplesmente saia da Igreja,não dá Para Servir a Dois Senhores( Mateus 6,21-24) não dá para fazer Juramentos secretos como faz a Maçonaria...só mostrei o q disse a Igreja,se tem alguém ignorante aqui é vc amado,q não conhece nada da Igreja e pelo Jeito não conhece nada da Maçonaria,mas se quiser Conhecer leia o livro
    MAÇONARIA DO OUTRO LADO DA LUZ,
    Procure ver ele na net e veja os planos diabolicos dessa seita secreta

    a PAZ DE JESUS E Q DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  6. Vocês deveriam tentar entender os objetivos das partes e não julgá-los conforme palavras ditas, Deus quer o bem , é só observar quem faz o bem.

    ResponderExcluir
  7. meu anjo,não estamos Julgando a Maçonaria,só estamos falando,das mentiras que tem lá,e que um catolico não pode ser maçon,somente isso,porque a LUZ E AS TREVAS NÃO SE MISTURAM.

    ResponderExcluir
  8. è verdade a verdadeira luz que vem do conhecimento de um Deus interior que parte de seu coração não pode ser apreciado com as trevas da do fanatismo e da ignorancia.
    De uma religião que não te dá explicações, simplesmente te manda acreditar disendo que é um mistério divino ou dogma.
    Vc só é católico porque nasceu em uma familia católica se vc tivese nascido na india seria Budista, em Israel seria Judeu, nos emirados Arabes seria seguidor de ALLA,

    ResponderExcluir
  9. A IGREJA DO DEUS VIVO É COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE(I TIMOTEO 3,15)amigo Dogmas não são cadeias mas janelas que nos abre para o infinito,estude os dogmas catolicos,vc fala mal daquilo que não conhece,por favor entre nos sites
    www.veritatis.com.br
    www.doutrinacatolica.com
    www.caiaafarsa.worpress.com
    e gostaria de te dizer que não nasci católico,sou catolico pela graça de Deus,mim converti ao CATOLICISMO em 31 de outubro de 1999,e sou muito Feliz,sou catolico,porque essa Igreja é FUNDADA POR JESUS,E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA(MATEUS 16,18)sou catolico porque não preciso fazer juramento maldito como faz a MAÇONARIA,onde se cpontar tal segredo Deixo arrancar minha lingua ....eu ADORO O CORDEIRO DE DEUS(JESUS) e a maçonaria adora o o bode ( satanãs)a escolha é sua.

    ResponderExcluir
  10. "Perdoai-vos pai, eles não sabem o que dizem.” E faço das palavras do Senhor a minha. Perdoe essa sociedade pecadora, ignorante e preconceituosa, porque é de fé que elas precisam.

    ResponderExcluir
  11. Meu Querido,expor a VERDADE não é preconceito,Preconceito é os JURAMENTOS MALDITOS FEITOS PELA MAÇONARIA,onde o canditado se revelar a alguém,morre estraçalhado,vc é livre,PARA NÓS CATOLICOS,A VERDADE É JESUS E ESTÁ NA IGREJA Q ELE FUNDOU,nós não acreditamos no DEÍSMO da maçonaria que o GRANDE AQRQUITETO DO UNIVERSO criou o mundo e não faz nada,O nosso JESUS salva cura e liberta e age no mundo e no coração de cada um,e não precisamos fazer juramentos DEMONIACOS para seguilo,a paz de Jesus para vc e digo,SENHOR JESUS PERDOAI OS COITADOS DOS MAÇONS PORQUE ELES NÃO SABEM PARA ONDE ESTÃO INDO ENGANADOS POR SATANÁS.

    ResponderExcluir
  12. Que a paz de Deus, Senhor Nosso esteja conosco.
    Vamos comentar...
    De início, posso dizer ao anônimo que, nós católicos, damos o nosso nome quando nos pronunciamos. Não tememos a morte; essa sim é uma passagem alegre que nos liberta de nosso exílio na terra. Portanto, tememos somente a Deus.
    Em segundo lugar, cito a maior autoridade maçônica de todos os tempos, o general Albert Pike, fundador da Ku Klux Klan, e grão comendador do Rito Escoces Antigo a Aceito (seguem as palavras do próprio general, escritas no livro Morals and Dogma): "Todo maçon deve ser enganado, iludido e só revelada a verdadeira natureza da instituição maçônica quando da sua iniciação no grau 33". E ainda pelo mesmo Albert Pike no mesmo livro secreto: " A verdadeira e pura religião filosófica é a fé em Lúcifer, tal qual a Adonai; todavia Lúcifer, 'Deus da Luz e Deus do Bem', está lutando à favor da humanidade contra Adonai, Deus da Escuridão e do Mal" Albert Pike, Morals and Dogma, pp. 72 e 73, 14 de julho de 1889, Mestre Maçom, Chefe Supremo do Grau 33 e Soberano Grão Comendador do Rito Escoces Antigo e aceito.
    Anônimo, nós seguimos nossos Deus, Adonai, também adorado na Sagrada Pessoa do Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo e somos obedientes ao nosso Papa, iluminado pela Sagrada Pessoa do Espírito Santo. Você deveria fazer o mesmo, seguir o seu deus (lúcifer) e obedecer ao seu papa (Albert Pike), pois não existe autoridade maior que na maçonaia a de Albert Pike.

    ResponderExcluir
  13. Não sou cristão nem maçon,sou agnóstico,mas concordo que Igreja e Maçonaria não se comungam.A Igreja Católica é monoteista e a Maçonaria politeista,quem convive nos 2 ambientes trai a ambos.Não concordo com a riqueza do Vaticano e a de alguns Pastores como tb não concordo com a vaidade,arrogãncia,prepotência e soberba dos maçons que acham-se donos da verdade suprema.Vivem fazendo conlúios,manipulação de informações e diversas armações para conseguirem cargos públicos no sistema de nepotismo maçônico.A maçonaria é tipo máfia,só é tolerada por governos corruptos onde só uma elite permanece rica em meio a pobreza do povo.

    ResponderExcluir
  14. Porque as lojas maçônicas não tem janelas e ainda tem a cãmara secreta dentro da loja?Porque a maçonaria não registra suas Atas em cartório como manda a lei?A maçonaria é uma religião pagã,um partido dentro dos partidos,um governo paralelo dentro do governo onde a ordem é;manter os irmãos empregados em altos cargos,praticar o nepotismo maçônico,manipular informações e defender os irmãos e a grande ordem com a pena máxima se preciso for

    ResponderExcluir
  15. Porque as lojas maçônicas não tem janelas e em suas reuniões as Atas não são registradas em cartório como manda a lei?A maçonaria é uma religião pagã,um partido dentro dos partidos,um governo paralelo dentro do governo e a ordem é;manter seus irmãos nos mais altos cargos públicos com a eliminação dos concorrentes mesmo com a pena máxima se for preciso.

    ResponderExcluir
  16. Meu pai sempre me dizia:O homem só se esconde para as necessidades fisiológicas e para cometer e encobrir crimes.Será que os maçons vão as lojas só prá fazer cocô?

    ResponderExcluir