Queridos irmãos, todos nós Católicos sabemos que a Igreja foi Fundada por Jesus sobre Pedro ( mateus 16,13-19) e que ele enviaria o Espirito Santo para ensinar ela toda a Verdade( João 16,13) ou seja a Igreja quando ensina um Dogma de Fé ela não pode errar porque é Assistida pelo Espirito Santo, e foi o próprio Jesus que Disse:
- Estarei Convosco todos os dias até o fim do mundo ( Mateus 28,20) ou seja a Igreja em matéria de Fé ela não pode errar, porque se não a Palavra de Jesus é mentirosa. Quando o Papa disse que Católico não pode ser maçom, todos os Católicos que o desobedecerem não são católicos porque desobedece o sucessor de Pedro, foi Jesus que disse TUDO QUE VOCÊ PEDRO LIGAR NA TERRA EU LIGAREI NO CÉU E TUDO QUE VOCÊ DESLIGAR NA TERRA EU DESLIGAREI NO CÉU ( MATEUS 16,18-19) Não estou criticando a Maçonaria só estou dizendo que Católico que quiser obedecer a sua Igreja não pode se filiar na Maçonaria, e se fizer isso não Pode receber a Eucaristia,porque está desobedecendo as leis da Igreja, e receber a Eucaristia em pecado Mortal é muito Pior veja o que diz a Palavra de Deus:
- QUEM COMER DO CORPO DO SENHOR INDIGNAMENTE COME E BEBE SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. ( I CORINTHIOS 11,29)
. Vários Papas, que são os bispos da Diocese de Roma, chefes e reis do Estado Pontifício com sede no Vaticano, têm condenado a Maçonaria, e eles foram:
Clemente XII - Bula "In eminenti" -1738.
Bento XIV - Bula "Provida Romanorum Pontificum" - 1751.
Pio VII - Bula "Ecelesian a Jesus Christo" - l800
Leão XII - Bula "Onde .Graviora" - 1823.
Pio VIII - Encíclica de 20/3/1829.
Pio IX - Encíclica "Omi Pluribus" = 1864 - Alocução de 20/4/1864 - Encíclica Nascita et Nobiscum - 1894 - Constituição Apostólica "SEDIS" - 1869
Leão XIII - Encíclicas de 1872, 1878, 1884 e 1892.
Não vamos comentar todas as Bulas e Encíclicas. Vamos apontar as duas realmente importantes para o nosso trabalho:
Clemente XII: a primeira condenação da Maçonaria. Notem que haviam decorridos apenas 21 anos da constituição da Grande Loja de Londres (24/6/1717), e portanto a Ordem era pouco conhecida do Vaticano. Alguns escritores afirmam que "o motivo da condenação não era religioso, mas de ordem política".
Entretanto, o Padre Ferrer Benimeli, conhecido maçonólogo, garante que "esta hipótese é totalmente insustentável do ponto de vista histórico, à luz da documentação vaticana da época".
O Padre Jesus Hortal, é teólogo e canonista, muito ligado aos temas de ecumenismo e diálogo interreligioso; nos esclarece que o documento de Clemente XII é algo obscuro na sua redação, mas que o resumo dele feito na Bula "Providas Romanorum Portificum" promulgada pelo Papa Bento XIV aos 18 de maio de 1751 oferece uma melhor compreensão, pois ali estão enumeradas seis razões para a condenação:
"a primeira é que, nas tais sociedades e assembléias secretas, estão filiados indistintamente homens de todos os credos; daí ser evidente a resultante de um grande perigo para a pureza da religião católica;
"a segunda é a obrigação estrita do segredo indevassável, pelo qual se oculta tudo que se passa nas assembléias secretas;
"a terceira é o juramento pelo qual se comprometem a guardar inviolável segredo, como se fosse permitido a qualquer um apoiar-se numa promessa ou juramento com o fato de furtar-se a prestar declarações ao legitimo poder... ;
"a quarta é que tais sociedades são reconhecidamente contrárias às sanções civis e canônicas ...;
"a quinta é que em muitos países as ditas sociedades e agremiações foram proscritas e eliminadas por leis de princípio seculares;
"a última enfim é que tais sociedades e agremiações por homens prudentes e honestos".
Não é nosso objetivo, pelo menos hoje, discutir ou debater as seis razões apontadas acima, as quais serviram para os Papas Clemente XII em 1738 cominar a pena de excomunhão, e Bento XIV, em 1751, confirmá-la.
Não se iludam. Já se passaram 260 anos da condenação de Clemente XII, e a posição da Igreja de Roma não mudou nada com relação à maçonaria e aos católicos que são iniciados na ordem maçônica, como veremos adiante.
Além de considerar a maçonaria como uma seita, entre outras, conforme se constata na Constituição Apostólica Ecelesian, 13/9/1821, do Papa Pio VII, condenando especificamente a Carbonária, mas estabelecendo um laço de continuidade com os maçons do século XVIII condenados por - Clemente XII e Bento XIV. Ainda mais: O Papa Leão XII na Bula ."Quo Graiora", 13/5/1825, considerou a maçonaria como uma sociedade - que tem como finalidade "maquinar (ou seja, conspirar) contra a Igreja e os legítimos poderes do Estado", conforme se lê nos Estudos da CNBB n° 66, produzido pelo Padre Jesus Hortal.
Em 1917, quando foi promulgado o primeiro Código de Direito Canônico, manter-se a proibição dos católicos filiarem-se à Maçonaria. Lá estava bem clara a pena de excomunhão (cânon 2335). Passaram-se mais 57 anos, e, em 1974, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé (SCDF) enviou uma carta a algumas conferências Episcopais mantendo a pena do Cânon 2335 (excomunhão) para os que se inscreverem na ordem maçônica.
É muito importante a Declaração dos Bispos Alemães, publicadas em 12/5/1980, que conclui " pela inconciabilidade, pelos seguintes motivos, entre outros:
"a maçonaria admite um conhecimento objetivo de Deus, no sentido pessoal do "teísmo". O ´Grande Arquiteto do Universo´ é ´algo´ neutro, indefinido e aberto a qualquer interpretação;
a maçonaria apresenta aos seus membros uma exigência de totalidade, que reclama uma pertença a ela na vida e na morte, o que parece não deixar espaço para a igreja".
Logo a seguir, uma declaração da SCDF, em 17/2/1981, confirmam e precisa:
"não foi modificada de algum modo a disciplina canônica, que permanece em todo o seu vigor";
"NÃO FOI PORTANTO AB-ROGADA A EXCOMUNHÃO NEM AS OUTRAS PENAS CANÔNICAS PREVISTAS".
A 26/11/1983 na véspera da entrada em vigor do novo Código de Direito Canônico, a Congregação para a Doutrina da Fé, agora sob a direção do Cardeal Ratzinger, reafirma:
"Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois seus princípios FORAM SEMPRE CONSIDERADOS INCONCILIÁVEIS COM A DOUTRINA DA IGREJA e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão. O Sumo Pontífice João Paulo II, durante audiência concedida ao subscrito cardeal Prefeito, aprovou a presente declaração, e ordenou a sua publicação".
Parece-nos sem sombra de qualquer dúvida, ser impossível para o católico uma dupla fidelidade eclesial e maçônica.
A linha 5 da CNBB, desde alguns anos vem realizando com a presença de bispos e sacerdotes, bem como um grupo de maçons convidados - nós comparecemos em quatro reuniões - cujo assunto principal era saber se a doutrina católica, era ou é compatível com a doutrina maçônica. Após inúmeras discussões, que duraram anos, os maçons não conseguiram obter nenhuma declaração favorável à maçonaria. Sempre esbarraram nos cânones do Vaticano, em vigor até hoje. Na última reunião, realizada no dia 13/10/l997, o tema conciabilidade entre maçonaria e igreja católica foi abandonado, e agendado: o simbolismo dos três primeiros graus, com interpretação católica e interpretação maçônica.
Por tudo o que já foi apresentado documentadamente, preferimos concordar com o Padre Jesus Hortal:
"Maçonaria e Igreja Católica são simplesmente inconciliáveis, com uma inconciabilidade que não depende de conjunturas históricas, nem de ações particulares, mas que é intrínseca à própria natureza de ambas as instituições".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse artigo encontra -se no site
ResponderExcluirhttp://www.padrereginaldomanzotti.org.br/index.php/sala-de-leitura/material-indicado-no-programa-fe-em-debate/podeumcatolicasermacom
quem quiser aprofundar o tema é só clika no site:
http://www.cacp.org.br/seitasdiversas/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1796&menu=8&submenu=1
Artiguinho safado...
ResponderExcluirArtiguinho safado...
ResponderExcluirAmigo Eudes,
ResponderExcluirAcho que não deveria publicar comentários quando os leitores desse blog usarem de palavras ou comentários de baixo calão... Especialmente quando os comentários são anônimos!
A verdade do evangelho incomoda mesmo, pelo que percebi nesse comentário anônimo
Bjs
Gerusa - Almenara
Ué,
ResponderExcluirNaum tô entendu!
Um Católico de verdade, chamaria esse artigo de "Artiguinho safado"???
Por outro lado, prá que se incomodar? É só não ir mais na missa... Sair da Igreja...Ninguém é obrigado a ficar na Igreja, muito menos obedecer ao Papa e aos documentos da Igreja...
Ou então, rompa com o INFERNUUUUUU, se volte para Deus!
Créin Deus Pai do cês!
A renovação carismática....não perde seu estilo, sempre manipulando seus seguidores, que alhas são bastantes divididos....fanatismo sempre junto com a ignorância..que Jesus Cristo ilumine seus corações.
ResponderExcluirAmado,que Jesus Cristo Ilumine Seu Coração,para que conheça a verdade,a meta desse Artigo e da RCC é simplesmente mostrar o q A IGREJA DE CRISTO ensina sobre a Maçonaria,se não aceita é problema seu,simplesmente saia da Igreja,não dá Para Servir a Dois Senhores( Mateus 6,21-24) não dá para fazer Juramentos secretos como faz a Maçonaria...só mostrei o q disse a Igreja,se tem alguém ignorante aqui é vc amado,q não conhece nada da Igreja e pelo Jeito não conhece nada da Maçonaria,mas se quiser Conhecer leia o livro
ResponderExcluirMAÇONARIA DO OUTRO LADO DA LUZ,
Procure ver ele na net e veja os planos diabolicos dessa seita secreta
a PAZ DE JESUS E Q DEUS TE ABENÇOE
Vocês deveriam tentar entender os objetivos das partes e não julgá-los conforme palavras ditas, Deus quer o bem , é só observar quem faz o bem.
ResponderExcluirmeu anjo,não estamos Julgando a Maçonaria,só estamos falando,das mentiras que tem lá,e que um catolico não pode ser maçon,somente isso,porque a LUZ E AS TREVAS NÃO SE MISTURAM.
ResponderExcluirè verdade a verdadeira luz que vem do conhecimento de um Deus interior que parte de seu coração não pode ser apreciado com as trevas da do fanatismo e da ignorancia.
ResponderExcluirDe uma religião que não te dá explicações, simplesmente te manda acreditar disendo que é um mistério divino ou dogma.
Vc só é católico porque nasceu em uma familia católica se vc tivese nascido na india seria Budista, em Israel seria Judeu, nos emirados Arabes seria seguidor de ALLA,
A IGREJA DO DEUS VIVO É COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE(I TIMOTEO 3,15)amigo Dogmas não são cadeias mas janelas que nos abre para o infinito,estude os dogmas catolicos,vc fala mal daquilo que não conhece,por favor entre nos sites
ResponderExcluirwww.veritatis.com.br
www.doutrinacatolica.com
www.caiaafarsa.worpress.com
e gostaria de te dizer que não nasci católico,sou catolico pela graça de Deus,mim converti ao CATOLICISMO em 31 de outubro de 1999,e sou muito Feliz,sou catolico,porque essa Igreja é FUNDADA POR JESUS,E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA(MATEUS 16,18)sou catolico porque não preciso fazer juramento maldito como faz a MAÇONARIA,onde se cpontar tal segredo Deixo arrancar minha lingua ....eu ADORO O CORDEIRO DE DEUS(JESUS) e a maçonaria adora o o bode ( satanãs)a escolha é sua.
"Perdoai-vos pai, eles não sabem o que dizem.” E faço das palavras do Senhor a minha. Perdoe essa sociedade pecadora, ignorante e preconceituosa, porque é de fé que elas precisam.
ResponderExcluirMeu Querido,expor a VERDADE não é preconceito,Preconceito é os JURAMENTOS MALDITOS FEITOS PELA MAÇONARIA,onde o canditado se revelar a alguém,morre estraçalhado,vc é livre,PARA NÓS CATOLICOS,A VERDADE É JESUS E ESTÁ NA IGREJA Q ELE FUNDOU,nós não acreditamos no DEÍSMO da maçonaria que o GRANDE AQRQUITETO DO UNIVERSO criou o mundo e não faz nada,O nosso JESUS salva cura e liberta e age no mundo e no coração de cada um,e não precisamos fazer juramentos DEMONIACOS para seguilo,a paz de Jesus para vc e digo,SENHOR JESUS PERDOAI OS COITADOS DOS MAÇONS PORQUE ELES NÃO SABEM PARA ONDE ESTÃO INDO ENGANADOS POR SATANÁS.
ResponderExcluirQue a paz de Deus, Senhor Nosso esteja conosco.
ResponderExcluirVamos comentar...
De início, posso dizer ao anônimo que, nós católicos, damos o nosso nome quando nos pronunciamos. Não tememos a morte; essa sim é uma passagem alegre que nos liberta de nosso exílio na terra. Portanto, tememos somente a Deus.
Em segundo lugar, cito a maior autoridade maçônica de todos os tempos, o general Albert Pike, fundador da Ku Klux Klan, e grão comendador do Rito Escoces Antigo a Aceito (seguem as palavras do próprio general, escritas no livro Morals and Dogma): "Todo maçon deve ser enganado, iludido e só revelada a verdadeira natureza da instituição maçônica quando da sua iniciação no grau 33". E ainda pelo mesmo Albert Pike no mesmo livro secreto: " A verdadeira e pura religião filosófica é a fé em Lúcifer, tal qual a Adonai; todavia Lúcifer, 'Deus da Luz e Deus do Bem', está lutando à favor da humanidade contra Adonai, Deus da Escuridão e do Mal" Albert Pike, Morals and Dogma, pp. 72 e 73, 14 de julho de 1889, Mestre Maçom, Chefe Supremo do Grau 33 e Soberano Grão Comendador do Rito Escoces Antigo e aceito.
Anônimo, nós seguimos nossos Deus, Adonai, também adorado na Sagrada Pessoa do Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo e somos obedientes ao nosso Papa, iluminado pela Sagrada Pessoa do Espírito Santo. Você deveria fazer o mesmo, seguir o seu deus (lúcifer) e obedecer ao seu papa (Albert Pike), pois não existe autoridade maior que na maçonaia a de Albert Pike.
Não sou cristão nem maçon,sou agnóstico,mas concordo que Igreja e Maçonaria não se comungam.A Igreja Católica é monoteista e a Maçonaria politeista,quem convive nos 2 ambientes trai a ambos.Não concordo com a riqueza do Vaticano e a de alguns Pastores como tb não concordo com a vaidade,arrogãncia,prepotência e soberba dos maçons que acham-se donos da verdade suprema.Vivem fazendo conlúios,manipulação de informações e diversas armações para conseguirem cargos públicos no sistema de nepotismo maçônico.A maçonaria é tipo máfia,só é tolerada por governos corruptos onde só uma elite permanece rica em meio a pobreza do povo.
ResponderExcluirPorque as lojas maçônicas não tem janelas e ainda tem a cãmara secreta dentro da loja?Porque a maçonaria não registra suas Atas em cartório como manda a lei?A maçonaria é uma religião pagã,um partido dentro dos partidos,um governo paralelo dentro do governo onde a ordem é;manter os irmãos empregados em altos cargos,praticar o nepotismo maçônico,manipular informações e defender os irmãos e a grande ordem com a pena máxima se preciso for
ResponderExcluirPorque as lojas maçônicas não tem janelas e em suas reuniões as Atas não são registradas em cartório como manda a lei?A maçonaria é uma religião pagã,um partido dentro dos partidos,um governo paralelo dentro do governo e a ordem é;manter seus irmãos nos mais altos cargos públicos com a eliminação dos concorrentes mesmo com a pena máxima se for preciso.
ResponderExcluirMeu pai sempre me dizia:O homem só se esconde para as necessidades fisiológicas e para cometer e encobrir crimes.Será que os maçons vão as lojas só prá fazer cocô?
ResponderExcluir