segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O PERIGO DOS ANTECONCEPCIONAIS!

A Anticoncepção hormonal oral - pílula…Você sabia?


Celina Martins

No manual técnico do Ministério da Saúde sobre a “Assistência em Planejamento Familiar”, (ano de 2002/4º edição),o mesmo refere quais os sintomas “secundários” que a usuária do anticoncpcional pode desenvolver ( isto é, efeitos colaterais).

. Alterações de humor;
. Náuseas, vômitos e mal estar gástrico
. Cefaléia;
. Tonteira;
. Mastalgia ( Dor ou sensibilidade nas mamas);
. Sangramento intermenstrual;
. Cloasma(manchas amarronzadas e o mais comum com aparecimento na face)

As complicações?

.Acidente vascular cerebral;
.Infarto do miocárdio;
.Trombose venosa profunda;
O Manual ainda informa que”todas essas complicações acontecem com maior frequência em fumantes de qualquer faixa etária”

Como Enfermeira atuante em Saúde Pública , posso afirmar que a maioria das mulheres que vem a procura do anticoncepcional, não lhe é garantida uma anamenese adequada que possa proporcionar uma investigação de todos os fatores e condições familiares e pessaois que avalie de fato uma possível contraindicação no uso da pílula.

O Manual técnico vem com todos as orientações “ideais”, mas a prática é bem diferente disso.

Lembrando que a 24 anos, acompanho casais “ex-usuários de anticoncepcionais” que vem a procura do uso do Método da Ovulação Billings e associado com várias sequelas físicas e emocionais na mulher e consequentemente, uma desestrutura conjugal.

De cada 100 casais que nos procuram, em torno de 80 a 82 casais, vem com este tipo de histórico.

Dizer que o anticoncpcional hormonal oral veio para trazer a “libertação” sexual da mulher é para mim uma grande contradição,porque na prática presencio mulheres infelizes, queixosas fisicamente , com comprometimento no seu relacionamento conjugal e muito insatisfeitas.

A nossa liberdade como mulher, como ser feminino pode ser vivida a partir do autoconhecimento da nossa fertilidade, onde podemos juntos com o parceiro construir Projeto de Vida e os filhos farão parte como “frutos” e como uma herança do amor que existe entre nós e que ficará perpetuado para sempre, como o Sacramento do Matrimônio.

Depender de uma pílula, para se conquistar a tal liberdade sexual é buscar um caminho incoerente com o Projeto de Deus: “Eu vim para que todos tenhm Vda e Vida em abundância”(Jo,10,10).

A partir do momento que um método anticoncpcional provoque algum tipo de sequela no corpo e no psíquico do masculino ou do feminino, fará o caminho contrário a moral cristã,pois vai contra a vida em abundãncia, que é o nosso direito de viver plenamente e com dignidade.

Então, o ambiente familiar deve ser o núcleo prepulsor desta “Boa Nova” e o Planejamento Familiar deve ser um instrumento imprescendível para garantir que cada seio familiar expressa a vida em abundãncia que Deus destinou a humanidade!

Mulheres, não sejamos “marionetes” de uma liberdade sexual embasada em uma política controlista, machista e insana e que denigre o corpo feminino!

Procuremos sim uma liberdade sexual que nos eduque e nos conduza para sexualidade expressora de vida em sua plenitude e que as gerações dos nossos filhos e filhas sejam a expressão concreta desta busca e a continuação desta “Boa Nova”

Author:Celina MartinsTime:sábado, agosto 18th, 2007 at 18:40Category:Planejamento Natural da FamíliaComments:You can leave a response, or trackback from your own site.RSS:You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.Navigation:« Questões sobre: Planejamento Familiar e Prazer Sexual
BOA NOVA! COMUNIDADE DO MÉTODO DA OVULAÇÃO BILLINGS - MOB »

Um comentário:

  1. Gostaria de dizer ki o médico me passou uma injeção anticoncepcional para controlar TPM e tive Trombose Venosa Profunda. Fiquei 50 dias sem andar e fui curada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Amém.

    ResponderExcluir