quarta-feira, 2 de junho de 2010

O metodo do Billings é Cientifico.


Gracielle Reis Da Redação

Dr. Bertoldi com sua esposa Elisabete e os netos Leonardo, Isabela e Laura
Casa própria, sucesso profissional, carro do ano e estabilidade financeira. Filhos? Opção para muitos casais após a conquista de todas as outras coisas e, enquanto não se conquista, são evitados através de métodos contraceptivos.
Nesta entrevista, o presidente da Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (Cenplafam) de Curitiba (PR), o médico Agostinho Bertoldi, aponta a opção pelo método natural como forma de planejar uma família aberta à vida, inclusive sendo utilizado por casais com dificuldades para engravidar.
Dr. Agostinho Bertoldi trabalha, há 25 anos, junto aos casais no planejamento natural e é um dos organizadores do I Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família,


que vai acontecer entre os dias 16 e 18 de outubro, em Curitiba.noticias.cancaonova.com - O método Billings funciona? Qual o seu fundamento científico?

Dr. Agostinho Bertoldi - O planejamento natural da família é um complexo que atinge a fecundação do casal. E a base da aplicação do método natural que mais trabalhamos é o método de Ovulação Billings. O método de Ovulação Billings tem uma eficácia no sentido de dar segurança e garantia aos casais, equivalente a qualquer outro método. Quando ele é bem compreendido e aplicado pelo casal, a eficácia é próxima a 100%. Nenhum método dá uma eficácia de 100%, mas a eficácia do método natural se aproxima muito dos 100%.
A gente deve entender o seguinte: porque o método é bom, cientificamente bem estruturado, com eficácia segura e como ele atende a todas as linhas doutrinárias dos princípios da Igreja sobre a geração dos filhos, então a Igreja aprova o método natural. Não é um método da Igreja, porque ele não surgiu no seio da Igreja, mas no seio da comunidade cientifica. Vários pesquisadores e a literatura médica registra toda essa evolução dos métodos naturais, não só do Billings, mas o da temperatura e do Ogino Knaus. São métodos que tem um embasamento científico seguro e tem todo respaldo científico. Infelizmente, ficou uma interpretação errônea de que ele seria um método da tabelinha. Na estruturação do método de ovulação Billings participaram alguns nomes de destaque da pesquisa e medicina mundial, como o Dr. Eric [Odeblad], que é considerado a principal autoridade médica e científica no estudo do muco cervical e esse pesquisador faz parte da equipe do Billings. E assim, outros médicos, como Dr. Brown e o próprio Dr. Billings. Ele era um ‘católico de Bíblia’, praticante, um homem extraordinário com sua esposa Evelyn. Eles trabalharam a questão no campo científico. E por ser um trabalho sério e seguro é que a Igreja aconselha seus casais para que considerem a

natural através do método de Ovulação Billings.

noticias.cancaonova.com - Como fazer com o que os casais entendam que não se trata de um método para se evitar filhos, mas para planejar também?

. Agostinho Bertoldi – Os métodos artificiais ou dito contraceptivos, o próprio termo está definindo o objetivo do método, ou seja, são métodos contra a concepção. E é só no método natural que o casal tem a possibilidade de usar ou para evitar uma gravidez, porque o casal está fazendo um planejamento no momento mas tem a possibilidade de gerar uma vida e usa o método para espaçar uma gravidez, ou para postergar uma gravidez para que ela aconteça no momento mais favorável da vida do casal.
No nosso centro de Curitiba, temos um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, para casais que estejam com alguma dificuldade para obter uma gravidez. Através do centro de saúde eles são encaminhados para o nosso centro de planejamento. Marido e mulher são orientados, tanto no sentido da fertilidade como no apoio psicológico. Nós temos psicólogos que dão todo apoio a esses casais, que muitas vezes já estão um pouco estigmatizados, com medo da esterilidade. Temos, no nosso centro, uma estatística que se aproxima de 150 nascimentos de casais que eram rotulados como estéreis e impossibilitados de uma gravidez. Muitos deles já tinham, inclusive, passado por centros de reprodução e não obtiveram sucesso. Com a atenção dada a eles no centro de planejamento natural, aliando conhecimento do método natural com atendimento psicológico, eles obtiveram a tão esperada e sonhada gravidez.

.cancaonova.com - Existe alguma restrição? Ou todas as mulheres, inclusive as que não tem um ciclo regular, podem fazer?


Dr. Agostinho Bertoldi – Como o método não é de conta de calendário, não enquadra a mulher com seus ciclos numa regra fixa, mas é personalizado e se adapta à condição fisiológica de cada mulher, a cada ciclo. Nós estamos vivendo tempos em que uma série de fatores (fatores muito estressantes na vida da mulher e com as mudanças nos padrões de vida feminina), [fazem] os ciclos ter algumas variações. Mas como o método da ovulação se baseia na observação, nos fenômenos fisiológicos que acontecem no organismo feminino, o método traduz para a mulher, através dos seus sintomas, o que está acontecendo no interior do seu organismo, como a hipófise está funcionando, como está se relacionando com os ovários, como estes estão se relacionando com o útero, com as glândulas do canal cervical produzindo o muco…
Toda essa integração acontece no organismo feminino e tem algumas variáveis, mas como o método da ovulação não é restritivo, ele se aplica em qualquer situação, em qualquer ciclo e, às vezes, até em várias fases da mulher. Se aplica até quando o casal já definiu o número de seus filhos, mas pode continuar usando o método para ajudar na fecundidade do amor do casal. Depois da fecundidade biológica, ele consegue alimentar o amor do casal para que viva bem e para que trate de modo amoroso os seus filhos.

noticias.cancaonova.com - O método é indicado também para um autoconhecimento. As mulheres que não estão fazendo um planejamento familiar, tem algum benefício?

Dr. Agostinho Bertoldi – A gente tem experiência, em cursos e encontros de noivos, quando perguntamos se alguma noiva sabe se está ovulando e se teriam condição de dizer de algum elemento efetivo para esta definição. Praticamente nenhuma tem conhecimento. E quando a gente diz “se vocês nem tem conhecimento se tem ciclos ovulatórios ou não, vocês tomando pílula e sabendo o mecanismo de ação, estão inibindo uma função que nem ter certeza se tem”, elas ficam todas assustadas. Quando damos no curso todas as informações bem detalhadas e cientificamente bem corretas, elas ficam muito atentas e descobrem que podem, a partir da sua menstruação, a partir dos sintomas da ovulação, conhecer melhor como funciona o seu organismo.
Às vezes, o método é até aconselhável a adolescentes, não como método a ser usado, mas como método de transmissão de saber, pois como tudo hoje fica mais precoce, é melhor que aprendam direitinho e do modo correto. As moças, principalmente, devem aprender também a se conhecer para valorizar mais o seu corpo, a natureza das funções.

noticias.cancaonova.com - Se a mulher fizer o método sem o marido, a eficácia é a mesma?

Dr. Agostinho Bertoldi – A gente insiste que o método natural é um método do casal e não só da mulher. E isso o difere muito de um método contraceptivo, em que a mulher pode tomar a pílula independente da participação ou da anuência do marido. Para que o método tenha realmente eficácia, deve ser do casal. Se o marido se nega a participar, a compreender e a entrar na descoberta do ciclo dos períodos férteis e inférteis, então fica muito difícil. A gente, muitas vezes, diz se é justo colocar sobre a mulher a carga de levar um planejamento natural sem a participação, a aprovação e a colaboração do companheiro. Essa diferença é esse essencial: é um método do casal.

noticias.cancaonova.com - O casal consegue desenvolver o método sem uma instrutora? Como proceder em regiões onde o número de instrutores não é suficiente para atender à toda aquela população?


Dr. Agostinho Bertoldi - Eu tenho dito: não adianta pregar a doutrina sem os instrumentais que a viabilizem. Eu tenho dito aos nossos padres e bispos que, se eles querem que os casais se motivem, sigam a Doutrina e façam um bom planejamento com responsabilidade, que criem condições de atendimento, porque se não, é colocar carga em cima das pessoas, sem que elas possam carregá-la. Nesse sentido, embora haja muita literatura e muitas coisas boas, nós vamos lançar, neste Congresso, um DVD feito pelo centro de Curitiba, que apresenta o método da ovulação de modo bem claro, muito detalhado, e o casal que assistir vai ter condições de entender o método natural e até de fazer uma tentativa de aplicação.
Um outro objetivo do Congresso é tentar estabelecer uma rede de centros que possam ser colocados à disposição das pessoas que optem por essa alternativa natural. Nós precisamos trabalhar, enquanto Igreja, no sentido de oferecer às pessoas, aos casais, o instrumental para que possam colocar em prática a doutrina. Se não, a doutrina fica na prateleira das nossas bibliotecas e os casais vão fazendo aquilo que podem, e o que o médico indica, eles fazem. São tão poucos os casais que seguem os métodos naturais porque não tem, à disposição, os serviços bem organizados e na proximidade onde vivem.

noticias.cancaonova.com - E sobre a atuação com os casais, já teve alguma experiência marcante?


Dr. Agostinho Bertoldi – Uma das coisas marcantes é essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Inclusive o próprio pessoal da prefeitura está interessado que a gente elabore um trabalho mostrando como são as atividades e os resultados, também para ser divulgado. E em termos de gerar a vida, nós temos testemunhos muito fortes de vários casais. Quando a gente vai à uma comunidade e sai pelo menos um casal que trilha esse caminho, eles ficam muito contentes em dar testemunho que aplicam o método natural, do benefício que traz para a vida do casal, para a saúde, para a fecundidade no amor. Nesses encontros, sempre há alguém com um testemunho bem eloqüente.


Perguntas e respostas sobre o Método Billings
O MOB É UM MÉTODO NATURAL?

Sim. O estado natural de fertilidade da mulher é protegido através do uso do MOB. Nenhum medicamento, dispositivo ou procedimento cirúrgico é jamais usado. As mulheres apreciam a liberdade enquanto estão usando o MOB e aumentam o conhecimento que possuem de seus corpos. Os homens frequentemente comentam que eles passam a ter maior compreensão de suas esposas.

O MOB PODE SER USADO PARA OBTER A GRAVIDEZ?


Sim. Hoje muitos casais enfrentam dificuldade em conseguir a gravidez. Uma ajuda pode ser obtida pela utilização do MOB para determinar o início e o final do período fértil da mulher. As mulheres rapidamente aprendem como identificar seus próprios padrões de fertilidade. Um lapso de regularidade ou irregularidade do ciclo, o retorno da fertilidade é conhecível mesmo quando a mulher está deixando o uso de anticoncepcionais, amamentando, desmamando ou está na pré-menopausa. Uma vez que a janela fértil é reconhecida, os casais podem usá-la para obter a gravidez.É inerente aos métodos naturais de planejamento familiar, como o MOB, que os casais possam discutir suas intenções de engravidarem a cada ciclo.Porque a mulher se torna familiarizada com seus próprios sinais individuais e sintomas, ela pode rapidamente detectar qualquer mudança e sinais que exijam atenção médica. E mais, o gráfico revela o reflexo dos padrões hormonais da mulher e pode ser uma excelente ferramenta médica para detectar problemas de baixa fertilidade, da fase lútea e outros fatores.

O MOB PODE SER UTILIZADO PARA ADIAR A GRAVIDEZ?


Sim. Num ciclo há apenas uma única janela fértil. Sem o uso de medicamentos e dispositivos, casais usando-se do MOB podem confiavelmente identificar as épocas em que a gravidez é possível. Os casais que usam o MOB simplesmente abstém-se durante as fases de possível fertilidade.Existem três regras a seguir antes da ovulação (se a gravidez é para ser adiada) e uma regra após a ovulação. Uma vez que os casais entendem o ciclo da mulher e como aplicar as regras, eles podem usar o método até a mulher atingir a menopausa.

ESTOU AMAMENTANDO. POSSO USAR O MOB?


Sim. Durante a amamentação uma mulher pode experimental um período de infertilidade natural. Este período, todavia, é variável para cada mulher e para cada gestação. O tempo de infertilidade depende da fatores inter-relacionados incluindo as necessidades do bebê e da mãe, e o tipo e freqüência da mamada. Com a ajuda de um instrutor habilitado do MOB, uma mulher amamentando pode determinar seu padrão de infertilidade após quinze dias de anotações.Porque o MOB apenas possui quatro regras para evitar a gravidez, casais de forma simples aplicam tais regras de acordo com a fase do ciclo da mulher.

QUAL É A TAXA DE EFICIÊNCIA DO MOB?


O MOB é ensinado e utilizado em mais de 120 países ao redor do mundo. Pesquisas sobre a efetividade do método para adiar a gravidez e obtê-la estão sendo realizadas.Na China, realizou-se um estudo com 992 casais que seguiram as regras do MOB para evitar a gravidez por um ano. Houve cinco gravidezes no estudo, as quais foram classificadas como ocorridas em pessoas que não escutaram as informações necessárias e não seguiram as regras. Estas foram classificadas como “Gravidezes reportada em aprendizes”. As gravidezes relatadas com o uso do método foram de 0%. Até 2005 quase 4000 casais chineses estavam usando o MOB.Na Indonésia, uma pesquisa entre 1978 e 1982 envolvendo 1331 casais durente 42 meses concluiu uma eficácia de 99% no método.Na índia, 2059 casais usaram o método por 21 meses. A taxa de eficácia foi de 99,15%.Mais sobre a eficácia do MOB: http://www.woomb.org/bom/trials/index.htmlDetalhes científicos e metodologia do MOB podem ser encontrados em: http://www.woomb.org/

QUE O MOB FAZ PELOS CASAMENTOS?


O MOB ensina aos casais a combinarem sua fertilidade. É um método compartilhado que enriquece o casamento. Nem o marido nem a esposa assumem sozinhos a responsabilidade pelo planejamento familiar. Com a ênfase do aumento da comunicação sobre o presente da fertilidade, os casais frequentemente comentam que o MOB é um dos seus segredos.
Tradução: Silvia Paula Monteiro da Costa.



Clika e aprenda o metodo do Billings

Um comentário:

  1. Oi Eudes, que bom ter conhecido vc no congresso da Rcc. foi uma graça muito grande te ouvir falar de Nossa Senhora..! Que Bençao!
    Fica em paz e que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus.
    Bençãos e paz
    Ana

    ResponderExcluir