terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pergunta e resposta: a Bíblia e a proibição de imagens


Pergunta e resposta: a Bíblia e a proibição de imagens

Só para (não) variar, o post sobre imagens na Igreja continua criando confusão na cabeça dos nossos irmãos "evangélicos". - Coloco a palavra "evangélicos" entre aspas porque, na verdade, evangélicos somos nós, católicos. Afinal, não foi a Igreja Católica que produziu, através dos Apóstolos, os Evangelhos? E não foi essa mesma Igreja que preservou os Evangelhos no decorrer dos séculos? Como pode um grupo, que surgiu de um protesto (protestante) contra a primeira Igreja de Jesus Cristo, simplesmente se auto-proclamar "igreja evangélica"?? A Igreja Evangélica de ontem, hoje e sempre é a Igreja Católica e Apostólica! Mas vamos ao tema deste post, que surgiu como resposta a uma pergunta feita por um leitor anônimo...


Pergunta de leitor anônimo: "Realmente as pessoas rezavam pros querubins e pra serpente =], mto interessante e aquela parte da Biblia que diz que Jesus é o supremo sacerdote?? que devemos pedir a ele."



Resposta Voz da Igreja: Sim, Jesus é o Supremo Sacerdote. É exatamente nisso que nós, católicos, cremos. Mas não cremos nisso somente porque está escrito na Bíblia, porque crer só no que está na Bíblia seria contrariar a própria Bíblia! Sabe por quê? Porque a própria Bíblia diz que a Igreja é a nossa Coluna e o Fundamento da Verdade, e não as Escrituras:

"Escrevo para que saibas como convém andar na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus Vivo, a Coluna e o fundamento da Verdade". (1 Timóteo 3,15)

A Bíblia estava sendo escrita para que soubéssemos como nos portar na Igreja! A Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade. Outras traduções dizem que é o sutentáculo da Verdade. Percebe? A base da nossa fé é a Igreja instituída por Jesus Cristo, e não a Bíblia. A Bíblia é sagrada para nós, e é muitíssimo útil para nos instruir, mas não é nem nunca foi a base, o fundamento para os cristãos. Nos primeiros séculos do cristianismo, na Igreja primitiva, a Bíblia simplesmente não existia ainda. E como se orientavam eles? Através da instrução da Igreja, a única Igreja que Cristo deixou, e que tem 2 mil anos de idade: a Igreja Católica (Universal). O grande erro dos que se chamam a si mesmos "evangélicos" é pensar que a Bíblia é mais importante do que a Igreja. Não é! Jesus não escreveu nenhum livro. Mas Ele fundou diretamente a sua Igreja neste mundo, e garantiu que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (veja Mateus 16, 18).

Acontece que a Bíblia é um livro, e mesmo sendo um livro sagrado, cada pessoa que a lê pode fazer uma interpretação diferente dela. Por isso existem milhares de "igrejas" que ensinam coisas diferentes, e todas elas dizem que a sua interpretação da Bíblia é a certa, que estão sendo guiados por Deus.

Pense: se fosse para cada um ler a Bíblia, interpretar do seu jeito e sair por aí alugando salão e dizer que é "igreja", Jesus Cristo não teria dado a autoridade sobre a sua doutrina aos Apóstolos, não é mesmo? - Depois de fundar a Igreja sobre Pedro, Jesus disse a este mesmo Pedro (que se tornou o líder dos Apóstolos), que tudo o que ele ligasse na Terra seria ligado no Céu, e o que ele desligasse na Terra seria desligado no Céu (Mateus 16,18). Essa é a autoridade que a Igreja possui na Terra, dada por Jesus Cristo. O Senhor ainda disse aos Apóstolos que os pecados que eles perdoassem seriam perdoados, e os que eles não perdoassem seriam retidos (João 20, 23).

Jesus não diz em momento algum que deveríamos seguir somente a Bíblia, ao contrário. E a própria Bíblia diz que devemos guardar não só o que foi escrito, mas também a Tradição da Igreja:

"Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa". (2 Tessalonicenses 2, 15)

As epístolas dos Apóstolos formam a maior parte do Novo Testamento da Bíblia, certo? A própria Bíblia afirma que devemos guardar não só a Escritura, mas também a Tradição. Claro como água!

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a Tradição que de nós recebeu." (2 Tessalonicenses 3, 6)

As tradições dos homens, a tradição dos antigos fariseus, foi substituída pela Tradição Cristã: Tradição esta que inclui a própria Bíblia Sagrada Cristã. Sim, pois se não fosse a Igreja Católica, nós não teríamos a Bíblia Cristã hoje. Foi a Igreja que, na época das terríveis perseguições, guardou as Escrituras, e as preservou por séculos e séculos. Além disso, quem escreveu a Bíblia (Novo Testamento) foram os Apóstolos; isto é, a Bíblia foi produzida pela Igreja de Cristo! Consegue entender? Deus usou a Igreja para produzir a Bíblia. Portanto, é muito importante entender que a Bíblia é filha da Igreja, e não o contrário! Foi a Igreja que produziu e preservou a Bíblia, e não a Bíblia que produziu a Igreja. Isto é um fato!

Portanto, a autoridade de fé sobre a doutrina de Jesus Cristo está fundamentada na Igreja que Ele edificou sobre a Terra, e não somente na Bíblia Sagrada, que foi produzida, preservada e deve ser interpretada pela própria Igreja.

Estando claros esses pontos fundamentais, voltemos à questão das imagens...


"Pastores evangélicos" prostrados diante de uma réplica da Arca da antiga Aliança (descrita no Antigo Testamento). Note-se que a Arca era utilizada como Canal de comunicação com Deus antes da vinda de Cristo, quando Deus ainda não havia estabelecido sua Nova e Eterna Aliança com a humanidade. Qual o sentido de fazer réplicas da Arca da antiga Aliança, agora que temos Jesus Cristo, que se doa no Pão e no Vinho, como Ele mesmo nos ensinou?


Continuando, e voltando à questão das imagens, observe que em nenhuma parte da Bíblia está escrito que as pessoas "rezavam para os querubins", como você disse. Os querubins eram símbolos do Sagrado, entende? As pessoas não deveriam rezar para eles, mas com certeza rezavam diante deles. São coisas completamente diferentes. Assim era também com a serpente de bronze e os bois e leões entalhados no Templo do Senhor. Mas a partir do momento em que os hebreus passaram a adorar a serpente, aí sim ela precisou ser destruída. Está na Bíblia (Números 21).

Então, veja: foi Deus mesmo quem ordenou a Moisés que fizesse a serpente. Por que ela teve que ser destruída, então? O que isso significa? Simples: vemos claramente que o problema não está na imagem em si, mas sim no uso que fazemos da imagem. Sem dúvida acreditar que Deus é uma imagem de gesso, ou de qualquer outro material, seria um grande pecado. Mas será que existe alguém assim tão estúpido, em pleno século 21? Será que nós, católicos, somos tão burros a ponto de acharmos que uma estátua é Deus?? Você pensa mesmo isso de nós?

Não negamos que muitas pessoas, que se dizem católicas, prostadas diante de imagens, parecem pedir coisas a elas, e não a Deus, como deveriam. Sim, existe muita gente ignorante neste mundo. Mas não é essa a função das imagens, não é isso que a Igreja Católica ensina. Agora, se colocar diante de uma imagem, consciente de que se trata de um símbolo sagrado, que serve para elevar nossas almas a Deus, isso não é idolatria, nem pecado.

Mais uma vez, há um bom exemplo na Bíblia a esse respeito. É o livro de Josué, do Antigo Testamento: “Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde, diante da Arca do Senhor‚ tanto ele como os anciãos de Israel‚ e cobriram de pó as suas cabeças.” (Josué 7‚ 6).

Josué e os anciãos se prostraram diante da Arca do Senhor, com as imagens de querubins, até a tarde. Estavam adorando a Arca? Seria a Arca um "ídolo"? Seria este um ato de "idolatria"? Não‚ pois a Arca não tem vida própria e nem está no lugar de Deus. A Arca era usada como um sinal visível da Presença de Deus na Terra, e‚ pelo seu significado, eles passaram horas prostrados diante dela, pedindo ao Senhor. Com as imagens católicas é exatamente a mesma coisa. Idolatrar é pretender transferir a Divindade de Deus para uma imagem, como faziam os pagãos. Idolatrar é acreditar que pela imagem (ídolo) seremos salvos, e tratar essa imagem como um ser divino e vivo: esse comportamento sempre foi condenado pela Igreja Católica. Nunca um teólogo católico ensinou que uma imagem ou algum santo fosse Deus, para ser adorado. Se alguém ensinou isso‚ pode ter certeza‚ não era católico. Para ser católico não basta apenas se dizer católico‚ é preciso conhecer e praticar a verdadeira doutrina.

É bem verdade que no nosso Brasil existe muita superstição, e muitos que se dizem católicos gostam de fazer "simpatias" com imagens, colocam-nas de cabeça para baixo, fazem "promessas" a "são longuinho" e outros absurdos como estes. Mas essas coisas não fazem parte da doutrina da Igreja. As pessoas que praticam tais coisas‚ na verdade‚ não sabem o que são.

Agora veja: quantos escândalos temos visto envolvendo pastores "evangélicos" e charlatanismo, lavagem de dinheiro, desvio de doações, formação de quadrilha, tráfico de drogas e até de armas, etc? Está nos jornais e noticiários, na internet... Mas seria justo julgar todos os membros de comunidades "evangélicas" com base nesses exemplos? Não? Bem, então pedimos por favor, parem de fazer isso conosco.

A Paz de Cristo seja em sua vida, leitor anônimo, e a Luz do Senhor ilumine o seu discernimento. Quem sabe um dia ainda não nos encontraremos, louvando ao Senhor debaixo do mesmo teto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário