sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Musicas contrarias a Nossa Fé...


* Os Titãs cantam: ” Não gosto de Cristo, eu não digo amém.” Você curte os Titãs?
fevereiro 2nd, 2010

Do blog Acarajé Conservador

Que as novelas são um grande instrumento para disseminar, e porque não, educar, e fomentar uma sociedade indiferente e cheia de contra-valores, isso não é novidade.

Cada novela traz consigo as concepções ideológicas dos seus autores, portanto, basta fazer uma rápida e simples pesquisa biográfica para compreender o norte que certas novelas tomam durante sua exibição na televisão.

Lembremo-nos apenas de Benedito Rui Barbosa, que confessou, para o programa Roda Viva, ter tentado manipular a opinião pública acerca da questão agrária durante a exibição da novela O Rei do gado.
Mas por hora, não detenhamos nossos esforços por entender o poder persuasivo e imoral da novela. Quero apenas fazer uma pequena reflexão acerca do grupo musical Titãs.
Há alguns anos o Titãs gravou uma música cujo nome é Igreja. Desde então, por amar a Igreja incondicionalmente e saber que ela é a Coluna e Sustentáculo da Verdade, nutro um sentimento de desprezo por este grupo que numa atitude explicitamente rebelde, canta para os quatro cantos do mundo, não crêr na Graça de Deus. Note-se que existe na letra da música um certo ódio, ou melhor dizendo, um profundo ódio pela Igreja, e aqui entende-se Igreja Católica Apostólica Romana, pois conforme os elementos citados, não há o que duvidar disso. Segue:

IGREJA (Titãs)


Eu não gosto de padreEu não gosto de madreEu não gosto de frei.Eu não gosto de bispoEu não gosto de CristoEu não digo amém.Eu não monto presépioEu não gosto do vigárioNem da missa das seis.Não! Não!Eu não gosto do terçoEu não gosto do berçoDe Jesus de Belém.Eu não gosto do papaEu não creio na graçaDo milagre de Deus.Eu não gosto da igrejaEu não entro na igrejaNão tenho religião.Não!Não! Não gosto! Eu não gosto!Não! Não gosto! Eu não gosto!

Como podemos observar, para cada frase da música, há um elemento explicitamente reprovado pelo grupo. Mas o que me intriga, é: afinal, por que tanto ódio contra a Igreja? Com quais objetivos se compõe a letra de uma música com um teor de repúdio tão explícito?
Mas o Titãs não para por aí. Recentemente, o grupo gravou mais uma música com um teor estranho, e explicitamente rebelde, (É esta a bandeira do rock?), tema de abertura da novela global Cama de Gato.
Segue:

PELO AVESSO – (Titãs)Vamos deixar que entremQue invadam o seu larPedir que quebremQue acabem com seu bem-estarVamos pedir que quebremO que eu construi pra mimQue joguem lixoQue destruam o meu jardimEu quero o mesmo infernoA mesma cela de prisão – a falta de futuroEu quero a mesma humilhação – a falta de futuroVamos deixar que entremQue invadam o meu quintalQue sujem a casaE rasguem as roupas no varalVamos pedir que quebremSua sala de jantarQue quebrem os móveisE queimem tudo o que restarEu quero o mesmo infernoA mesma cela de prisão – a falta de futuroEu quero a mesma humilhação – a falta de futuroEu quero o mesmo infernoA mesma cela de prisão – a falta de futuroO mesmo desesperoVamos deixar que entremComo uma interrogaçãoAté os inocentesAqui já não tem perdãoVamos pedir que quebremDestruir qualquer certezaAté o que é mesmo beloAqui já não tem belezaVamos deixar que entremE fiquem com o que você temAté o que é de todosJá não é de ninguémPedir que quebremMendigar pelas esquinasAté o que é novoJá esta em ruinasVamos deixar que entremNada é como você pensaPedir que sentemAos que entraram sem licençaPedir que quebremQue derrubem o meu muroAtrás de tantas cercasQuem é que pode estar seguro?Eu quero o mesmo infernoA mesma cela de prisão – a falta de futuroEu quero a mesma humilhação – a falta de futuroEu quero o mesmo infernoA mesma cela de prisão – a falta de futuroO mesmo desespero

Pelo visto, a música me parece ter um teor revolucionário e irônico. Ou haveria uma outra interpretação? Qual seria, afinal de contas, o objetivo da letra? Edificar? Bem, o que sei é que as palavras “tão edificantes da música” entram através da novela nos lares, minando gradativamente a fé de tantos. Lendo a letra desta música, me recordo das palavras de Eduardo Alves da Costa no poema “No Caminho, com Maiakóvski”:…Tu sabes,conheces melhor do que eua velha história.Na primeira noite eles se aproximame roubam uma flordo nosso jardim.E não dizemos nada.Na segunda noite, já não se escondem:pisam as flores,matam nosso cão,e não dizemos nada.Até que um dia,o mais frágil delesentra sozinho em nossa casa,rouba-nos a luz, e,conhecendo nosso medo,


Irmãos vamos prestar atenção nas letras de musicas que entram dentro da nossa casa que ofende a nossa fé. VAMOS AMAR A NOSSA IGREJA E NOSSA FÉ.

Um comentário:

  1. Gabriel - Padre Paraíso - MG11 de fevereiro de 2010 às 15:07

    Eu já conhecia essa letra do Titãs, mas nunca gostei da banda. Lógico que escuto uma música ou outra, o que de certa forma é inevitável porque sempre onde vou toca uma música ou outra de uma banda. É certo que devemos ter discernimento na hora de escutar músicas, principalmente quando há mensagens tanto subliminares (ocultas) quanto superliminares (explícitas), e ainda dizem pra não nos incomodarmos com o que os outros fazem/deixam de fazer. Particularmente eu sempre tento alertar as pessoas mostrando os dois lados da realidade de tal fato, falo pra dar preferência as músicas cristãs e ainda recomendo bandas de acordo com o gênero musical que ela escuta.

    Não faço ideia de como falando mal da Igreja as pessoas podem ter uma realização pessoal e dizer que estão "felizes" (o que de certa forma vão dizer que o que ela tem tá de bom tamanho). Deveriam tomar vergonha na cara e dar mais valor àquele que derramou o sangue na cruz para livrar ele/ela do pecado e ter o mínimo de respeito para com o Filho Unigênito de Deus. Titãs pra mim? NUNCA MAIS.

    Paz e Bem!

    PS: O que Eudes não citou que a palavra Titãs, você olhando pelas entrelinhas, que dizer "deuses", ou seja, damos mais valor aos "deuses" do que ao próprio Deus criador.

    ResponderExcluir